Em cerimônia virtual, Andifes lança segunda edição do Programa de Mobilidade Virtual em Rede, com a adesão de 12 universidades federais; inscrições vão até quarta-feira, 12

publicado: 07/05/2021 18h10, última modificação: 07/05/2021 20h08
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

“Diante desse contexto pandêmico em que vivemos, temos buscado formas de nos reinventarmos perante o ensino superior; esse é o papel da universidade, pensar, criar e inovar. Este programa foi pautado com a finalidade de beneficiar a formação de nossos alunos, beneficiando a sociedade em geral, com o desenvolvimento e a entrega de bons profissionais”, ressaltou o reitor Natalino Salgado durante a cerimônia virtual de lançamento da segunda edição do Programa de Mobilidade Virtual em Rede Andifes (Promover Andifes), na tarde de ontem, 6.

O Programa tem o objetivo de facilitar a mobilidade acadêmica virtual entre as Instituições de Ensino Superior da Rede por meio da oferta de disciplinas e/ou componentes curriculares nos cursos de graduação, pós-graduação, projetos de pesquisa e extensão e parcerias de instituições internacionais que podem ser cursadas por estudantes regularmente matriculados nas suas instituições de ensino de origem, projeto promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

Essa ação foi idealizada por quatro universidades federais: a própria UFMA, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que apresentaram um projeto piloto que facilitou o processo de mobilidade acadêmica no contexto da pandemia da covid-19, permitindo maior integração do sistema de ensino superior por meio de um relevante diálogo inter-regional e intercultural para a formação dos estudantes e qualificação do ensino.

O sucesso do projeto piloto da primeira edição foi comprovado por meio da ampliação do programa em uma segunda edição, que conta com a integração de 12 universidades federais: UFMA, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Segundo Edward Madureira Brasil, reitor da UFG e presidente da Andifes, na primeira fase do programa, foram disponibilizadas aproximadamente quatrocentas disciplinas, com uma oferta de duas mil vagas. “Nesta segunda etapa, ampliamos de quatro para doze universidades, três na região sudeste, três na região nordeste, duas na região norte, duas no centro-oeste e duas na região sul. Essas novas universidades foram indicadas conforme deliberação deste conselho, e, em pleno acordo com as regionais, seus representantes se reuniram com os reitores e indicaram as doze universidades, que assinaram um termo de adesão”, explicou.

Ele ainda informou que, nessa segunda fase, duas mil disciplinas são ofertadas, com dez mil vagas, somando 260 mil estudantes de graduação que poderão concorrer e cursar até três disciplinas em outras instituições.

Durante a cerimônia, o reitor Natalino Salgado enfatizou o fato de que o programa é um esforço coletivo de várias instituições de ensino superior em prol do fortalecimento do sistema federal de ensino brasileiro e parabenizou a coordenação da Andifes por debater os processos no âmbito nacional educacional.

“Vamos crescer, unidos e fortes numa rede federal, inovando e aprimorando os processos que possam fortalecer o ensino brasileiro, e isso é uma dimensão fantástica, porque trabalha numa conexão local, nacional e internacional, abrindo espaços para outras criatividades”, finalizou.

Assista na íntegra o lançamento do edital da segunda fase do Programa de Mobilidade Virtual em Rede Andifes:

Saiba mais

Para a inscrição, basta que o estudante interessado esteja regularmente matriculado em uma instituição de ensino da rede e preencher um formulário on-line, informando o CPF como token e o Código Promover da disciplina pretendida listada no Anexo I do edital, até o dia 12 de maio.

Cada estudante poderá se inscrever em até três disciplinas, podendo ser todas em uma única universidade ou cada uma em distintas universidades de destino. Não é possível aos estudantes se inscreverem em componentes da instituição onde está matriculado. Todo o conteúdo será realizado remotamente.

Para mais informações sobre o Programa de Mobilidade Virtual em Rede da Andifes, encaminhe um e-mail para promover.ifes@ufma.br  e/ou acesse o site do Promover Andifes – UFMA.

Acesse na íntegra o edital nº 01/2021 do processo seletivo para oferta de vagas em disciplinas do Promover Andifes

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque