Em cerimônia histórica, UFMA concede o título de Mérito Cultural a 20 personalidades pelas contribuições à cultura do Maranhão

publicado: 20/12/2021 10h08, última modificação: 20/12/2021 14h31

Sob forte emoção em solenidade na noite de sexta-feira, 17, vinte personalidades maranhenses receberam da Universidade Federal do Maranhão, no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado, a honraria Mérito Cultural. Pela primeira vez na história, a UFMA concedeu o título a pessoas que se destacam por suas notórias contribuições à cultura do estado em diversos segmentos, como literatura, música, teatro, artes plásticas e cultura popular.

“É com grande alegria que entregamos esse título a artistas que fazem parte e contribuem com a nossa cultura maranhense. Precisamos valorizar mais aqueles que levam a nossa cultura em suas diversas áreas mundo afora, e é por isso que estamos aqui nesta noite”, declarou o reitor Natalino Salgado na solenidade.

O vice-reitor e diretor de Comunicação da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, destacou que a entrega dessa honraria faz parte da demonstração do papel social que a Universidade exerce. “Entregar esse título a essas pessoas é fazer com que a Universidade exerça a sua função social. Essas figuras são realizadoras de cultura e, muitas vezes, não são valorizadas como merecem, portanto a UFMA faz esta noite uma justa homenagem para elas”, frisou.

ENTREGA DA COMENDA MÉRITO CULTURAL - 17-12-2021

Entre os agraciados com a honra, estava a professora e militante do Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC), Isaura Silva, que falou sobre a emoção em receber o título. “Recebo esta homenagem com uma alegria muito grande, sinto que estou aqui representando outras personalidades de Imperatriz, principalmente, aquelas que trabalham com a cultura negra”, pontuou.

O também homenageado Fernando Elias Mouchreck, que é regente do coral São João e professor, agradeceu a honraria. “São 45 anos dedicados ao canto coral, já fui maestro do coral da Universidade e hoje estou à frente do Coral São João. Agradeço imensamente à UFMA o reconhecimento e parabenizo a todos que se empenharam para realizar esta noite maravilhosa”, destacou.

O cantor e compositor balsense Deusamar Rocha dos Santos pontuou a importância de a UFMA ter indicado não apenas personalidades ludovicenses, mas também aquelas que são engajadas em atividades artísticas em todo o estado. “Uma das dores do artista é conviver com a descaracterização cultural do seu povo. Acredito que um desafio para qualquer gestão é reconhecer a diversidade da cultura do seu estado e, felizmente, a UFMA reconheceu que existe vida inteligente além da ilha, trazendo artistas maranhenses”, finalizou.

Confira a lista completa dos homenageados:

Américo Azevedo Neto
Antônio Francisco de Sales Padilha
Deusamar Rocha dos Santos
Dileusa Diniz Rodrigues (Dila)
Fernando Elias Mouchereck
Izaura Silva
Jandir Silva Gonçalves
João da Cruz Atenas
José Ribamar Neres Costa
Kátia Santos Bogéa
Lúcia Maria Pacheco do Nascimento de Carvalho