Em busca de conhecimento: discente da UFMA é selecionado para curso na Escola de Física do CERN

publicado: 18/07/2024 14h33, última modificação: 18/07/2024 16h00
Com uma seleção rígida, a escola escolhe apenas vinte dos melhores professores de Física do Brasil por ano.

Discente do Mestrado Profissional em Ensino de Física (Profis) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Harryson Guilherme Moraes Andrade é um dos três maranhenses escolhidos para representar o Brasil na Escola de Física da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), um dos centros de pesquisa mais renomados do mundo e abriga o Large Hadron Collider (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo.

A Escola de Física CERN (EF-CERN) é um curso de curta duração destinado a professores de Física da educação básica e que estejam em serviço. O curso é ministrado pelos cientistas vinculados à instituição, em língua portuguesa e tem a presença de professores de outros países lusofalantes. Este ano, dos vinte professores de física de todo o Brasil que foram selecionados, apenas três são do Maranhão! Conhecido por uma seleção rigorosa e difícil, Harryson conseguiu a aprovação na primeira tentativa.

“Estou extremamente honrado e orgulhoso por ter sido um dos três maranhenses escolhidos para representar o Brasil e o Maranhão na Escola de Física do CERN. É uma oportunidade única que valida o esforço e a dedicação que venho investindo na minha carreira acadêmica e profissional. Estou ansioso para aprender com os melhores cientistas do mundo e trazer esse conhecimento de volta para minha comunidade. É um sentimento incomensurável saber que, em breve, estarei no mesmo local em que diversos ganhadores do Nobel estiveram”, celebra Harryson.

O curso, que tem duração de quatro dias, sendo reaizado no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) em Lisboa, Portugal; e de oito dias na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) em Genebra, Suíça, tem uma programação intensa com palestras sobre as pesquisas desenvolvidas no CERN e temas da Física de partículas, além de minicurso teórico envolvendo tópicos de Física nuclear e de partículas; visitas técnicas às instalações do CERN, das quais são parte o centro de processamento de dados, detectores e aceleradores, incluindo o Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior do mundo, e uma oficina de confecção de uma câmara de nuvens utilizando materiais de baixo custo.

Participar do curso na Escola de Física CERN é uma oportunidade para adquirir conhecimento rico e atualizado no âmbito da Física de Partículas e Cosmologia, além de ter acesso a tecnologias avançadas. Outro ponto relevante é a troca de experiências com professores de diferentes partes do mundo, o que contribui para a prática pedagógica.

“Essa experiência será um divisor de águas na minha carreira. O conhecimento adquirido no CERN me permitirá introduzir tópicos avançados de Física de Partículas de forma acessível aos meus alunos do Ensino Médio, inspirando-os a seguir carreiras em ciência e tecnologia. Além disso, poderei compartilhar essa experiência com outros professores, contribuindo para o avanço do ensino de Física na minha região e no Brasil”, acredita o discente.

Harryson também destaca o papel da Universidade na formação e no desenvolvimento profissional, que garantiu essa oportunidade na Escola de Física do CERN. “A UFMA tem sido fundamental para minha formação e desenvolvimento profissional. Por meio do Mestrado Profissional em Ensino de Física, tive acesso a recursos acadêmicos de alta qualidade, orientação de professores experientes e oportunidades de pesquisa e prática docente. A instituição também me proporcionou um ambiente de incentivo à inovação e ao intercâmbio de conhecimentos, que foram cruciais para que eu alcançasse essa conquista, pontua Harryson.

Por: Ingrid Trindade

Foto: arquivo pessoal