Egressos do curso de Enfermagem do Câmpus de Pinheiro são aprovados em programas de Pós-Graduação

publicado: 04/08/2023 15h26, última modificação: 04/08/2023 19h13

Jhonatan Azevedo e Tiago Ferreira Ribeiro, egressos do curso de Enfermagem do Câmpus Pinheiro, foram aprovados em programas de pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Pará (UFPA), respectivamente.

Tiago Ferreira Ribeiro, egresso da primeira turma do curso de Enfermagem do câmpus, conta que, após um tempo afastado da carreira acadêmica, retorna e pretende voltar a sua pesquisa para saúde da população LGBTQIAP+, focando na qualidade de vida das pessoas transexuais e a relação com o tratamento ao HIV/AIDS.

O pesquisador expõe que há um interesse em descobrir questões que dificultam a adesão no tratamento ao HIV. Como descreve, a população utilizada no estudo, as transexuais, são pessoas que sofrem discriminação e preconceito muito grande na sociedade, no trabalho e na saúde. Associado ao estigma do HIV, essa discriminação é maior, então, no intuito de conhecer melhor essa realidade, optou por esse tema.

“A pesquisa tem o objetivo de gerar dados mais confiáveis para servir de base para o planejamento de ações de saúde voltadas a essa população, auxiliando na produção de políticas públicas para aumentar a adesão com base nas peculiaridades das pessoas transexuais, o que também colabora com a melhoria da prática da enfermagem direcionada a este público”, revela.

Jhonatan Azevedo, formado pela UFMA em 2020, foi aprovado, em 2022, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para cursar o mestrado. Em menos de um ano, foi aprovado em primeiro lugar para o doutorado.

Tomando como linha de pesquisa as tecnologias do cuidado em enfermagem e saúde, ele explica que pretende direcionar sua pesquisa ao desenvolvimento de uma teoria de enfermagem voltada às mulheres. Além disso, relata que vários motivos o levaram a buscar essa conquista, entre elas, destacou a importância dessa oportunidade para estudantes que, como ele, sonham em ocupar um espaço que deveria ser para todos: a educação em uma instituição pública e presencial.

“Não quero que essa conquista seja entendida com uma visão meritocrática, pois muitos outros estudantes têm o sonho de cursar o doutorado em Enfermagem ou outras áreas, mas, mesmo assim, enfrentam forças que os impossibilitam de fazê-lo. Estou aqui também por eles, pela minha família, por mim e sei que um dia mudaremos, pois manteremos a ‘esperança do verbo esperançar’, como nos ensinou Paulo Freire”, citou.

O discente destaca que suas expectativas são de aprender ao máximo com todos os professores do programa e colegas estudantes, e aproveitou o momento para agradecer às pessoas que considerou importantes, como o professor Fernando Riegel (1984-2023), seu orientador inicial do mestrado, sua atual orientadora, professora Maria Crossetti, e também o professor Luís Fernando, seu professor e orientador na UFMA, que, como descreve, o incentivou a enfrentar os desafios na busca do seu sonho.

“Todos esses ensinamentos que foram compartilhados comigo se somam e me fazem ter as melhores expectativas possíveis, como o de finalizar minha formação por aqui, aproveitando ao máximo para um dia voltar para minha cidade natal, para me tornar professor de enfermagem da minha Universidade e do meu Câmpus, como forma de retornar todo o investimento que a educação pública me garantiu”, finalizou.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro