Egressos de Ciências Contábeis apresentarão trabalhos no XIV Congresso de Administração e Contabilidade

publicado: 23/10/2023 16h36, última modificação: 24/10/2023 00h16

Artigos produzidos por alunos egressos do curso de Ciências Contábeis da UFMA, Câmpus São Luís, serão apresentados no XIV Congresso de Administração e Contabilidade (AdCont), realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro. Os trabalhos são: “Do Isolamento à Superação: as dificuldades dos discentes de ciências contábeis da UFMA durante o ensino remoto” e “Seria ‘Simples Presumir o Lucro’ no Setor de vestuário? Uma análise da carga tributária nos regimes de tributação”.

Como explica Telma Maria Chaves Ferreira da Silva, docente do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração e orientadora do primeiro trabalho, o (AdCont) é um evento de importante significado técnico-científico para a comunidade acadêmica nacional, promovido anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Este evento proporciona a interação de pesquisadores e profissionais, professores e estudantes, com o objetivo de proporcionar um espaço privilegiado para divulgação e discussão de pesquisas e produção técnico-científica relevantes. Além de estabelecer uma ligação entre estudos acadêmicos e a prática nas organizações, possibilitando aos participantes aprofundar os enfoques nessas temáticas”, analisa Telma.

Seu orientando Leiton dos Santos Oliveira conta que a sensação do momento é de gratidão, pela consolidação e reconhecimento de todos os processos por que passou durante o seu desenvolvimento acadêmico. Além disso, relata que suas expectativas são as melhores possíveis, pois esse é o pontapé para o início de uma nova jornada na sua vida acadêmica e profissional.

O egresso expõe que seu artigo consiste no levantamento dos principais contratempos destacados pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da UFMA, durante o período da aplicação do método de ensino remoto. Como descreveu, essa preocupação foi aflorada, principalmente, após muitos relatos de seus colegas próximos sobre a dificuldade por que estavam passando durante as aulas remotas. “Infelizmente, muitos deixaram a graduação de lado e precisaram buscar meios de se manter naquele período pandêmico. Portanto o trabalho foi desenvolvido para identificar esses pontos, visando à prevenção em caso de possíveis contratempos futuros em decorrência dessas interrupções imediatas das aulas (como foi a pandemia da covid-19)”, pontua.

O processo de construção do artigo, como completou Leiton, ocorreu pela abordagem de duas teorias: a social cognitiva (aprendizagem por meio de observação e adaptação daquilo observado) já que as disciplinas on-line foram acompanhadas pela plataforma Google Meet, por meio da observação. A segunda utilizada foi a teoria da resilência, que, conforme explica o autor, “foi aplicada como reafirmação daquilo que readaptamos durante o processo de ensino-aprendizagem, principalmente pelo choque na mudança do nosso dia a dia. Assim, foi utilizado o método quantitativo exploratório por meio de questionário eletrônico com alunos que cursaram, no mínimo, uma disciplina com aplicação no ensino remoto. Questionário esse sendo distribuído por meio de envio no e-mail e somente aceito domínio da UFMA, por meio do e-mail institucional, e envio único”, relata.

Também aprovado para o congresso, Rodrigo da Silva Carmo, foi um dos responsáveis pelo artigo “Seria ‘Simples Presumir O Lucro’ No Setor De Vestuário? Uma análise da carga tributária nos regimes de tributação”. Foi realizada a comparação entres impostos federais presentes em dois regimes tributários do Brasil, entre os anos de 2019 e 2020, observando o impacto da carga tributária de cada regime para as empresas selecionadas para a pesquisa e evidenciando a importância do estudo tributário para as empresas do Brasil.

“Com os dados coletados das receitas brutas das empresas, nos dois anos, foi necessário montar alguns gráficos para analisar melhor o impacto de cada imposto sobre o faturamento das empresas dentro desse período. Em seguida, foi realizada uma comparação entre a tributação dos dois regimes tributários destacados na pesquisa. Com essas informações, foi possível perceber o peso desses impostos nos regimes tributários para cada empresa. Por fim, foram destacadas as conclusões que foram possíveis observar”, expôs Rodrigo.

O egresso diz estar feliz e ansioso, pois nunca havia participado como pesquisador em um congresso dessa magnitude. “Tenho o intuito de apresentar meu trabalho aos participantes do evento causando uma reflexão sobre a importância do estudo tributário para as empresas do Brasil. Creio que o tema da pesquisa também tenha a capacidade de mostrar como um contador e um administrador é muito importante para ajudar nas tomadas de decisão das empresas, independentemente do setor”, finalizou.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro