Egresso do câmpus de Grajaú é aprovado no Doutorado, em segundo lugar, na UnB

publicado: 03/10/2022 09h30, última modificação: 03/10/2022 15h21
Estudante vai cursar o Doutorado em Nanociência e Nanobiotecnologia pela Universidade de Brasília
Egresso do câmpus de Grajaú é aprovado no Doutorado, em segundo lugar, na UnB.jpg

O jovem maranhense de 26 anos Joabe Lima de Araújo, natural da cidade de Fortuna, interior do Maranhão, conquistou o segundo lugar no Doutorado em Nanociência e Nanobiotecnologia, Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Licenciatura em Ciências Naturais-Química pela UFMA, Joabe também é Mestre em Nanociência e Nanobiotecnologia pela UnB.

O estudante iniciou sua trajetória acadêmica em 2014, quando ingressou na Universidade Federal do Maranhão, câmpus de Grajaú, no curso de Química. Segundo ele, esse período na Universidade o ajudou a evoluir como pesquisador, por meio do Grupo de Pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec), que estuda linhas de biotecnologia, bioprospecção e bioinformática, química ambiental, química analítica, biodiversidades de aves e ensino das ciências naturais. “Esse foi o lugar onde tive muitas oportunidades de participar de diversas pesquisas e conhecer excelentes pesquisadores”, conta.

Ainda na graduação, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), publicou artigos científicos e defendeu o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) com o tema “Docagem molecular e avaliação da atividade antileishmania in vitro de um complexo metálico de rutênio com epiisopiloturina e óxido nítrico”. Concluiu a graduação em 2019.

Continuando sua carreira acadêmica, Joabe Araújo foi aprovado em primeiro lugar para o Mestrado em 2020, na Universidade de Brasília (UnB), onde desenvolveu a pesquisa intitulada “Hidrogel como sistema de liberação do fotossensibilizante Clorofila A, para aplicação em terapia fotodinâmica frente ao câncer de pele do tipo melanoma”, que tinha o objetivo de desenvolver um hidrogel termossensível contendo Clorofila A, para o tratamento do melanoma, por meio da Terapia Dinâmica (TFD). Segundo ele, o Mestrado foi um período no qual pôde amadurecer e crescer bastante como cientista.

Sobre as expectativas para o Doutorado, Joabe diz estar empolgado e disposto a encarar todos os desafios. “Será um desafio enorme e muito empolgante, aplicar novas técnicas de formulação e caracterização para um objetivo tão nobre, que é desenvolver um sistema que seja minimamente invasivo e com menos efeitos colaterais”, conta.

Agora no Doutorado, o estudante tem o objetivo de formular uma nanopartícula de quitosana carregada com Clorofila A, e incorporá-la em um hidrogel termossensível para o tratamento do melanoma por meio da TFD.

Por: Paulo Maciel

Produção: Bruna Castro