Egresso de Rádio e TV participa da I Coletânea Poeta Samuel Barrêto de Poesia

publicado: 26/09/2022 11h25, última modificação: 26/09/2022 20h53
O lançamento do poema intitulado “Horrível Tortura” será no dia 7 de outubro, durante a II Semana Cultural Samuel Barrêto, na cidade de Pedreiras
Egresso de Rádio e TV participa da I Coletânea Poeta Samuel Barrêto de Poesia.jpg

O poema intitulado “Horrível Tortura”, do escritor Carlos Batista Soares Bogéa, egresso do curso de Comunicação Social da UFMA, que traz à tona questões sentimentais relacionadas às escolhas da vida humana, será publicado no dia 7 de outubro, na “I Coletânea Poeta Samuel Barrêto de Poesia”, durante a II Semana Cultural Samuel Barrêto, na cidade de Pedreiras, a fim de promover a cultura, bem como fazer uma condecoração ao poeta pedreirense que faleceu em 2020. O evento é coordenado pela viúva, Valéria Leite de Melo.

O ludovicense Carlos Bogéa, de 39 anos, é formado em Comunicação Social, habilitação em Rádio e TV, na Universidade Federal do Maranhão. Inclusive, tem formação em Letras, na Faculdade Santa Fé, e já foi produtor cultural da Rádio Universidade FM, durante dois anos. Atualmente, atua como revisor e professor de escrita criativa, com transição entre diversas faces do campo da arte, como o design, a fotografia, a ilustração e a música.

Ele explicou que o processo para participar do concurso ocorreu via plataforma do Instagram, onde teve conhecimento da “I Coletânea Poeta Samuel Barrêto de Poesia” e, com isso, decidiu submeter o escrito para concorrer ao prêmio. Apesar de não ter vencido a categoria, foi um dos selecionados para compor a coletânea que tem a contribuição de trinta escritores. “Barrêto sempre exaltou sua terra tão amada, sobretudo buscou promover a literatura no Maranhão, portanto é uma honra fazer parte desse lindo momento, ao lado de escritores talentosos, a fim de enaltecer a memória do artista”, comentou.

Egresso de Rádio e TV participa da I Coletânea Poeta Samuel Barrêto de Poesia (1).jpeg

Apaixonado pelas narrativas e pelo audiovisual desde a infância, a paixão pela literatura surgiu na adolescência, em decorrência do contato com alguns livros doados, entre eles, “Prova de Fogo”, de Pedro Bandeira. “Não tínhamos o hábito da leitura em casa, então essa paixão foi amadurecendo de forma gradativa e particular. Para mim, escrever funciona como uma válvula de escape, seja como uma forma de externar meus sentimentos mais íntimos ou de lançar luz a uma problemática social”, completou.

Para Bogéa, as áreas Comunicação Social e Letras contribuíram no seu processo de escrita, e ressaltou que os componentes curriculares Roteiro para televisão ou Estética de vídeo, por exemplo, foram essenciais para compreender as técnicas e as estruturas que ambos colaboraram para as narrativas literárias. “Em Letras, somos desafiados a escrever cada vez mais, e isso tem me ensinado a ser mais coeso naquilo que é essencial para as minhas histórias, principalmente em narrativas curtas como observamos no conto”, completou.

Outras obras do autor

Figuras da literatura brasileira, como Machado de Assis (1839 – 1908); Gonçalves Dias (1823 – 1864); Clarice Lispector (1920 – 1977); Maria Firmina dos Reis (1822 – 1917); e Lygia Fagundes Telles (1918 – 2022) contribuíram e ainda contribuem para a formação de Carlos como escritor.

Ele tem três contos publicados: “Que Português é Esse?” – explora o vocabulário maranhense; “Cárcere” – voltado para a problemática da violência doméstica, baseado em relatos de mulheres; e “Mandingo” – trata a questão da hipersexualização do corpo negro.

Também lançou sua própria antologia poética, intitulada “Traço & Verso: Delírios Poéticos”, que reúne, em sessenta poemas, uma mistura de sentimentos, com trinta ilustrações do próprio autor, que agregam informações visuais aos textos. Já o poema “Abraço do Medo”, publicado neste mês, tem o enfoque em escritores nacionais, em que aborda sobre o Setembro Amarelo, na campanha contra o suicídio.

Em 2019, participou da Coletânea Novos Poetas Maranhenses, Prêmio Gonçalves Dias, da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), com o poema “Dependência Imagética”. O Prêmio, promovido pela livraria Amei e Viegas Editora, é uma iniciativa de fomento à literatura do Maranhão, além da apresentação de novos escritores maranhenses ao público, a fim de oferecer uma oportunidade de publicação tradicional em meio às dificuldades e à escassez que há no mercado.

A expectativa, para ele, é que a Semana seja um dos principais eventos do estado, incentivando os escritores experientes ou iniciantes a participarem dessa celebração. “O poema ‘Horrível Tortura’ enfatiza sobre como colocamos nossas escolhas em mãos alheias, sobretudo do quanto nos tornamos marionetes das mentiras como se fossem reais”, concluiu.

Egresso de Rádio e TV participa da I Coletânea Poeta Samuel Barrêto de Poesia (2).jpeg

Quem foi Samuel Barrêto?

Samuel de Sá Barrêto nasceu à margem do Mearim, no bairro Nova Brasília, hoje Trizidela do Vale, em 8 de outubro de 1968, filho de Ceci Ana de Jesus e João de Sá Barrêto. Seu pai foi poeta reconhecido como o Gregório de Matos Pedreirense, por sua verve afiada e versos fortes. Graduou-se em História, na Universidade Estadual do Maranhão; em Licenciatura Plena em Letras, na Faculdade de Educação São Francisco; e possuía pós-graduação na mesma área, pela Faculdade Latino Americana de Educação. Inclusive, estava cursando a fase final do mestrado, dando início ao doutorado, na Universidad Politécnica Y Artística Del Paraguay.

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras