Egresso de Balsas é aprovado no seletivo do Mestrado em Microbiologia Agropecuária da Universidade Estadual Paulista

publicado: 03/03/2023 11h30, última modificação: 03/03/2023 17h35

Carlos Daniel Nazareno Ferrão, discente egresso do curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências de Balsas (CCBS), recebeu aprovação no processo seletivo do Mestrado Acadêmico em Microbiologia Agropecuária da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Seguindo pela linha de pesquisa da Genética e Biologia Molecular de Microrganismos, o aluno, durante o mestrado, voltará sua pesquisa para o estudo dos microrganismos vegetais que ainda foram pouco explorados como bioestimulantes.

O engenheiro descreve que já tinha interesse por seguir na área das Ciências Ambientais desde o início do seu curso, mais especificamente na área biológica, em que, logo durante o primeiro ciclo do curso, no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), desenvolveu um projeto voltado para a identificação de espécies vegetais utilizando visão computacional e machine learning.

“Existem diferentes abordagens que podem ser usadas para realizar a identificação de espécies vegetais. Na minha, foi feita a extração de características da imagem das folhas, incluindo a forma, textura e cor. Essas características foram usadas como entrada para algoritmos de aprendizado de máquina, que aprenderam a distinguir as espécies com base nas características extraídas”, explanou.

Já no segundo ciclo, na Engenharia Ambiental, ingressou no Grupo de Pesquisa em Ecotoxicologia e Biotecnologia Ambiental (GPebia), coordenado pela professora Débora Batista, que, posteriormente, se tornou sua orientadora no seu projeto de conclusão do curso. O trabalho, desenvolvido na área da micologia, área destinada ao estudo dos fungos, testou o potencial do óleo de Melaleuca alternifolia na inibição de fungos interiores.

“Utilizei ferramentas computacionais para estabelecer as estatísticas a respeito do óleo e, partindo disso, me interessei pela área de Microbiologia e Bioinformática. Seguindo meu desejo de ingressar numa pós-graduação, conheci o programa de mestrado em Microbiologia Agropecuária da Unesp de Jaboticabal, avaliado com nota 6 (em escala até a nota 7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, e coordenado por quem hoje é meu orientador, o professor Daniel Guari”, contou.

O egresso diz que a sensação de ser aprovado com a 2ª maior nota do seletivo, é de completa realização. Carlos afirma que sabia que enfrentaria muitos desafios, um deles, a mudança para um estado mais distante, porém, ao seu ver, isso torna tudo mais interessante e motivador.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras