Egresso da UFMA é aprovado em primeiro lugar no seletivo do Mestrado em Química Biológica da UFRJ

publicado: 02/03/2023 12h25, última modificação: 03/03/2023 07h21
Mateus Nobate era participante do Laboratório de Controle de Parasitos da UFMA

Egresso do curso de Ciências Biológicas do Câmpus São Luís, Matheus Nobate Gomes, de 23 anos, foi aprovado em primeiro lugar no seletivo do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com o mestrando, sua dissertação será focada nos aspectos relacionados à fisiologia – estudo sobre o funcionamento do organismo e das funções dos seres vivos – do mosquito Aedes aegypti e os diferentes desafios impostos pela alimentação. “Estarei estudando quais são os mecanismos que modulam a matriz peritrófica, membrana que reveste o intestino médio após a alimentação. Nosso questionamento é: quais mecanismos que modulam a formação dessa estrutura e qual o seu papel na fisiologia do inseto vetor em linhagem selvagem e mutante”, explicou.

Nobate contou, com entusiasmo, que a sua graduação na UFMA foi conduzida por um ótimo direcionamento acadêmico dos professores do Departamento de Ciências Biológicas, do seu orientador e de seus colegas do Laboratório de Controle de Parasitos, do qual ele era participante. “Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a Universidade me possibilitou vivenciar o curso para além do Câmpus. Além disso, foi na graduação que descobri meu interesse pela docência e pela pesquisa”, expressou.

Ele também relatou que as principais motivações para tentar a pós-graduação na UFRJ foi a necessidade de mudar sua linha de pesquisa, o interesse por um novo grupo de pesquisa multidisciplinar e uma nova orientação científica. “O processo seletivo ocorreu com uma prova escrita, uma prova oral para defesa do memorial acadêmico e do projeto que será realizado durante os próximos dois anos e com um exame de proficiência em língua inglesa”, completou.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras