Egressas do curso de Psicologia ministram webinário para divulgar livro sobre planejamento educacional para cursos autoinstrucionais no ensino a distância

publicado: 13/12/2021 12h34, última modificação: 14/12/2021 10h07
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5

No dia 6 deste mês, as egressas do curso de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão Stephanie Matos Silva, Steffi Greyce de Castro Lima e Regimarina Soares Reis ministraram um webinário para divulgar o lançamento do livro de autoria delas “Planejamento educacional para cursos autoinstrucionais na EaD: por que, para que e como fazer”.

Por causa do crescimento do ensino a distância, as autoras observaram a necessidade de contínuo aprimoramento dessa modalidade e em sua respectiva etapa de planejamento educacional. Por essa razão, o livro foi elaborado com o intuito de compartilhar e enriquecer os processos educativos para o estudo autoinstrucional, conforme descreveram.

Trata-se do primeiro livro da coleção do Programa de Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD que aborda as principais correntes epistemológicas do processo ensino-aprendizagem, tendo como referencial a educação por competências. O produto é destinado aos profissionais de nível superior com interesse em produzir recursos educacionais para a educação a distância.

Uma das autoras, que é mestra em Saúde Coletiva pela UFMA, Stephanie Matos Silva, destacou que a produção do livro representa uma bela conquista. “Esse é um projeto que tem várias mãos e que reflete também o nosso fazer na área, a nossa construção e desconstrução no planejamento educacional para cursos autoinstrucionais. Ter esse produto hoje e apresentá-lo é de uma alegria enorme, porque representa um percurso longo. Esse livro é a cereja do bolo de um processo que a gente vem traçando bastante tempo dentro da Universidade Aberta do SUS na UFMA”, declarou.

O livro está disponível na internet e pode ser acessado gratuitamente por meio dos repositórios da UNA-SUS UFMA e do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde.

Saiba mais

A obra é um produto técnico do projeto de extensão. “Projeto de curso de aperfeiçoamento: produção de recursos autoinstrucionais para Ead (Pra-EaD)”, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) e que recebeu a colaboração das organizadoras Paola Trindade Garcia, Deysianne Costa das Chagas e Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Veja o webinário na íntegra pelo Canal Ead para Você:

<iframe width="1520" height="519" src="https://www.youtube.com/embed/xPF_IXEcyhc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Por: Hérika de Almeida

Produção: Laís Gomes