Egressa do Centro de Ciências de Chapadinha conclui mestrado na Hungria

publicado: 30/12/2022 11h59, última modificação: 02/01/2023 09h56
Sua tese de mestrado a qualificou para o maior evento científico da Hungria.
Egressa do Centro de Ciências de Chapadinha conclui mestrado na Hungria.jpeg

A egressa Lannara Natyelle Santos Silva, graduada em Engenharia Agronômica pelo Centro de Ciências de Chapadinha da UFMA, concluiu o mestrado em Engenharia de Gestão Agrícola e Ambiental, na Universidade de Debrecen como bolsista do Stipendium Hungaricum, uma bolsa de estudos do Governo Húngaro. Lannara incentiva aos discentes que busquem a internacionalização.

Ela pôde aproveitar os programas de internacionalização durante sua graduação, no câmpus de Chapadinha, o que a motivou a realizar o mestrado na Hungria. Durante o mestrado, Lannara desenvolveu uma pesquisa intitulada ''Mudanças na vegetação como indicador ecológico dos efeitos das mudanças climáticas no Pantanal, Brasil", que proporcionou a conquista do prêmio de 3º lugar na Conferência Científica de Alunos da Universidade de Debrecen, qualificando-a para a National Scientific Student Circle Conference, o maior evento científico da Hungria.

“Minha motivação de fazer o mestrado no exterior surgiu desde o momento em que tive a oportunidade de fazer meu intercâmbio nos Estados Unidos, durante a graduação. Percebi que eu poderia aplicar meus conhecimentos adquiridos na Universidade, durante o programa de internacionalização na University of Jaén na Espanha, renomada Universidade da Europa”, conta Lannara.

Egressa do Centro de Ciências de Chapadinha conclui mestrado na Hungria (1).jpeg

A pesquisa foi desenvolvida por meio do sensoriamento remoto, o qual identificou as unidades de conservação, e, com base nos resultados, Lannara avaliou os fatores ambientais e potenciais efeitos antrópicos próximos à vegetação pantaneira. Por meio da pesquisa, ela deve fornecer uma base de dados para futuras pesquisas em áreas úmidas, a fim de que aproveitem as ideias e o apoio para o desenvolvimento de um sistema de alerta precoce.

Lannara já foi contemplada com seis bolsas de estudo durante sua formação. O primeiro intercâmbio foi na Illinois State University, Estados Unidos, e o segundo, na Universidad de Jaén, Espanha. Em suas aplicações de estudo no exterior, já adquiriu carta de admissão incondicional em universidades da Alemanha, Espanha, Hungria, Nova Zelândia e do Reino Unido, além da carta de admissão condicional em universidades do Canadá e da Austrália.

“Trabalho atualmente como engenheira de suporte técnico para uma multinacional aqui na Hungria e como freelancer de traduções de documentos e mentorias para estudantes com interesse em estudos no exterior. Também fundei a Easy Tramitt, uma iniciativa que auxilia estudantes no processo de internacionalização”, relata a pesquisadora.

Por: Marcos Augusto

Produção: Alan Veras