Servidora da UFMA publica livro sobre currículo e prática docente no ensino médio integrado do Colégio Universitário

publicado: 30/03/2023 10h45, última modificação: 31/03/2023 10h25

Uma pesquisa que teve como local o Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão, tomando como sujeitos, os docentes e discentes do Curso Técnico em Administração, integrado ao Ensino Médio, deu origem ao livro "Currículo e Prática Docente no Ensino Médio Integrado", lançado virtualmente, no dia 23 de fevereiro. Escrito por Luciana de Souza Alves da Silva, egressa do curso de Pedagogia e servidora da Universidade Federal do Maranhão, a obra é fruto da dissertação desenvolvida por ela no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Câmpus Monte Castelo.

O resultado desse trabalho foi um produto educacional elaborado com base nos eixos estruturantes do ensino politécnico, com título "Projeto Integrador: uma proposta pedagógica para o Ensino Médio Integrado". A iniciativa foi construída coletivamente pela autora e pelos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, Direito Tributário e Gestão Aplicada II do Colégio Universitário. Com isso, foi construído um plano de trabalho em que foi criada uma integração entre os conteúdos dessas quatro disciplinas em torno do eixo tecnológico "Cultura”.

A pesquisadora pontuou que, para se guiar no processo de investigação, utilizou a abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético, aliada à técnica da pesquisa participante. “Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos análise documental, questionários semiestruturados e observação em sala de aula, registrada no diário de campo. Como método de análise de dados, utilizamos as técnicas da Análise Textual Discursiva, realizada no segundo semestre de 2019, numa turma de segundo ano”, explanou.

A autora reafirmou a importância desse estudo dada a relevância da temática dentro do contexto da Educação Profissional. Também ressaltou a importância da contribuição do ensino médio integrado realizado pelo Colun, espaço no qual a pesquisa foi desenvolvida. O livro está disponível para compra exclusivamente virtual, no site da editora Dialética

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro