Edufma celebra 36 anos de fundação

publicado: 28/06/2024 15h28, última modificação: 29/06/2024 09h36
Edufma celebra 36 anos de fundação

Fundada em 28 de junho de 1988 pelo reitor José Maria Cabral Marques, a Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma) celebra 36 anos como um patrimônio público importante para a disseminação científica, tecnológica, cultural e intelectual da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e de toda a sociedade maranhense.

“A editora hoje, no dia 28 de junho de 2024, ela faz 36 anos, ou seja, ela nasceu no dia 28 de junho de 1988. Ela nasceu no mesmo ano em que a nossa constituição vigente foi aprovada. O que que isso significa? Para mim, fica muito forte e marcado os direitos fundamentais que a constituição traz. Significa que a editora trouxe para a Universidade do Federal do Maranhão os direitos fundamentais sobre publicação científica, que, até então, não era consolidado”, observa Suênia Mendes, diretora da Edufma.

Com mais de 1500 obras publicadas, em 2024 a Edufma alcançou mais algumas marcas, a principal delas é o destaque entre as editoras universitárias do Brasil, com um número relevante de livros cadastrados no catálogo da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Segundo Suênia, o feito é algo marcante, principalmente nessa simbologia do aniversário de 36 anos. “Para a gente tem toda uma simbologia, não só em participar do catálogo, que dá mais visibilidade à instituição, aos nossos autores e seus conhecimentos, mas também está bem representada em quantidade, em comparações demais, ou seja, isso mostra que a editora, ela se consolida a cada dia e mostra sua relevância e importância”, pontuou a diretora.

Da Edufma para o mundo

A Edufma tem sido uma porta para que diversos diálogos regionais, aportados nas boas práticas da publicação científica e seguindo critérios, alcancem destinos cada vez mais longe. Nesse sentido, a editora sem cumprido seu compromisso com a socialização do conhecimento, com a formação de leitores e de novos autores, o auxílio no processo de produção e divulgação cientifica, além de estimular o fortalecimento de publicações maranhenses.

Para a diretora da Edufma, a editora tem sua importância também ao ultrapassar as barreiras institucionais. “Ela [a editora] tem também a relevância de levar, de ultrapassar barreiras institucionais. A partir do momento que ela publica os materiais dos seus autores institucionais, também publicamos de outras pessoas em menor quantidade, ela leva para o mundo essas falas e diálogos. E as pessoas, a partir do momento que se interessam por materiais da editora, começam a fazer um diálogo com a nossa cultura, com os nossos conhecimentos, com a valorização das pesquisas dos ensinos, da cultura existente e que é a base da nossa universidade, porque ela dialoga com o Brasil e com o mundo. Nós temos livros aqui, que foram publicados já esse ano, bilíngue, que tiveram lançamentos na Bolívia, na Colômbia”, conclui Suênia.

Sobre a Edufma

A Edufma foi criada 28 de junho de 1988 pelo Reitor José Maria Cabral Marques, por meio da Resolução Nº 1011/88 – CD. Anos depois, o Reitor Othon de Carvalho Bastos criou o Regimento Interno, por meio da Resolução Nº 15 – CONSAD, de 05 de fevereiro de 2002. Em 24 de novembro de 2009, o Regimento Interno foi novamente alterado, por meio da Resolução Nº 101 – CONSAD, com objetivo de melhorar o funcionamento da editora, pelo então Reitor Natalino Salgado Filho.

A Política Editorial da Edufma também foi criada pelo Reitor Natalino Salgado Filho, em 13 de março de 2013, por intermédio da Resolução Nº 129-CONSAD. No mesmo ano, com o objetivo de orientar a elaboração e normalização de obras a serem publicadas pela editora, foi publicado o Manual do Autor, criando uma identidade para a editora universitária.

Atualmente, as obras publicadas com o selo da Edufma podem ser visualizadas no site da editora.

Por: Ingrid Trindade