Edital de apoio à pesquisa no setor portuário é apresentado em Balsas

publicado: 23/08/2023 11h36, última modificação: 23/08/2023 14h50
Edital de apoio à pesquisa no setor portuário é apresentado em Balsas

Em Balsas, representantes da FAPEMA e Porto do Itaqui, juntamente com dois residentes do Porto, apresentaram o edital de apoio à pesquisa no setor portuário para professores, técnicos, alunos e bolsistas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), representantes do Instituto Federal do Maranhão (Ifma) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O edital nº 07/2023 oferta oportunidades de pesquisa a serem realizadas no Porto do Itaqui, oferecendo bolsas para alunos recém-formados em graduações e pós-graduações. O investimento total foi de R$ 5,6 milhões para o financiamento de pesquisas em áreas de conhecimento que englobam os setores portuário, marítimo e logístico e suas cadeias produtivas.

O objetivo do programa é alcançar resultados como a atualização do banco de desafios de inovação, o desenvolvimento de soluções, a promoção da cultura de inovação no Porto do Itaqui e a capacitação de profissionais especializados na região.

Com o edital, os pesquisadores de Balsas têm a oportunidade de contribuir com os seus conhecimentos no melhoramento dos processos do Porto do Itaqui.  A participação do município de Balsas é importante pela relação direta com o porto, tendo em vista a grande produção de grãos na região e questões relacionadas à logística.

O edital integra as ações do programa Porto do Futuro, ligado ao financiamento de pesquisa da EMAP, que integra a linha de ação “Mais Inovação” da FAPEMA e apoia projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) aplicados aos setores portuário, marítimo e logístico e suas respectivas cadeias produtivas.

Por: Karina Soares

Produção: Bruna Castro