Edição do Rádio Ciência destaca livro sobre educação de crianças negras no Império no MA

publicado: 07/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

SÃO LUÍS - Uma edição do programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9, abordou a produção do livro “Instrução de crianças negras nas escolas de primeiras letras no Maranhão Imperial”, de autoria da servidora da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento da UFMA, Mara Rachel Souza Soares de Quadros, que será lançado de forma virtual no dia 10 de dezembro, a partir das 19h.

O interesse da servidora sobre a temática racial surgiu na época da graduação em pedagogia na UFMA, e se tornou dissertação de mestrado dela no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), sob orientação da professora Dra. Iran de Maria Leitão Nunes, finalizado em 2016, que culminou, posteriormente, no resultado da obra.

O livro tem três capítulos e aborda a ausência atribuída às crianças negras nas escolas do Maranhão no período Imperial. Com a pesquisa, Mara destaca outra realidade. “Ao investigar as fontes disponíveis, os mapas escolares no Maranhão Imperial, verificou-se, sim, a presença das crianças ‘de cor’ nos mapas escolares na Vila de Nossa Senhora do Rosário, Vila de Pastos Bons, Vila de São Bento e Vila de Viana no período de 1931 a 1941”, explicou.

Ainda, destacou a importância da obra: “Esse livro, de maneira geral, tem por objetivo dar visibilidade a essas crianças que frequentavam as escolas públicas maranhenses, crianças negras, crianças pardas e crianças pobres, trazendo para a discussão a diversidade do sujeito que frequentava a escola nesse período”, comentou.

Ouça a entrevista concedida à Rádio Universidade

Produção: Marcos Paulo Albuquerque