Edição do Rádio Ciência destaca estudantes de Medicina da UFMA que produziram materiais educacionais sobre saúde mental

publicado: 31/05/2021 12h20, última modificação: 31/05/2021 18h13

O programa Rádio Ciência, da Rádio Universidade FM 106,9, destacou, em uma de suas edições, materiais educacionais criados por estudantes do 7° período do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, desenvolvidos na disciplina “Introdução à saúde mental na atenção primária”, ministrada pela professora Christiana Leal Salgado. Os materiais têm o objetivo de fornecer orientações sobre a saúde mental, com foco na pandemia.

A professora Christiana Salgado explicou como ocorreu a iniciativa do projeto. “Acrescentei ao semestre para falarmos sobre o impacto da saúde mental diante do contexto da covid-19. Abordamos essa temática, e, como avaliação final, propus que os alunos, com base no que foi conversado nas aulas, elaborassem recursos educacionais como vídeos, infográficos, cartilhas, seminários, para serem aplicados na comunidade”, informou.

Além disso, ela explanou alguns exemplos dos recursos desenvolvidos pelos estudantes. “Um grupo desenvolveu o site Cuidando do Mental, voltado para o público em geral para dar informações sobre o cuidado em saúde mental, alertando e desmistificando sobre essa temática. Outro grupo desenvolveu uma cartilha sobre luto na infância e na adolescência, tendo como público-alvo as crianças que são órfãos da covid, pois perderam seus pais para a covid-19", relatou.

Por fim, a professora ressaltou a importância da realização desses projetos. “Nesse momento de pandemia, mais de um ano, muitos estão apresentando um transtorno mental que a OMS denominou de fadiga pandêmica, visto que estamos em alerta há muito tempo. É muito importante que estudantes da área da saúde tenham iniciativas de educar as pessoas e fornecer informações corretas para a população”, finalizou.

Confira a reportagem completa

Por: Talita Farias