Notícias
É Hoje! Cineclube UFMA trará o filme Pureza e debate sobre trabalho escravo
Nesta segunda-feira, 4, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) convida a comunidade acadêmica e o público em geral para a segunda sessão do seu Cineclube, uma iniciativa da Diretoria de Comunicação (DCOM), por meio da Coordenação de Relações Públicas e Cerimonial (CRPR), que busca integrar cinema e debate crítico sobre temas de grande impacto social. A sessão, que ocorrerá no Auditório Central da Reitoria, nesta segunda-feira, com início às 12h, exibirá o filme 'Pureza', dirigido por Renato Barbieri e produzido por Marcus Ligocki Jr., e se concentrará na temática do trabalho análogo à escravidão, um problema social persistente no Brasil.
Integrante da organização do evento, Kamila Mesquita explica que a proposta do Cineclube UFMA é proporcionar um espaço de interação cultural que estimule a reflexão social. "A ideia é que o Cineclube seja tanto um espaço de interação e integração social, estimulando a comunidade universitária a se reunir, compartilhar experiências culturais e promover um sentimento de pertencimento à Universidade, como um espaço de contato e reflexão sobre importantes temas da atualidade", afirma. Para a Coordenação de Relações Públicas e Cerimonial, além de promover a integração, o Cineclube tem um papel essencial ao oferecer aos alunos e à comunidade a oportunidade de ampliar seu entendimento sobre questões sociais, culturais e políticas por meio do cinema.
Para essa edição, o filme "Pureza" foi cuidadosamente escolhido com o propósito de trazer à tona um tema urgente e relevante. A história é baseada na vida real de Pureza Lopes Loyola, uma mulher maranhense que se tornou um ícone da luta contra o trabalho escravo moderno ao enfrentar condições desumanas em fazendas e áreas de exploração rural enquanto buscava seu filho desaparecido. "A Coordenação de Relações Públicas e Cerimonial da UFMA tem feito um levantamento de filmes que abordam questões sociais, políticas e culturais relevantes para serem exibidos no Cineclube", explica Kamila. Embora a escolha do filme "Pureza" não tenha relação direta com o mês de novembro, sua exibição foi motivada pela necessidade de reflexão sobre a exploração do trabalho humano ainda recorrente em nosso país.
Logo após o fim da exibição do filme, o público terá a oportunidade de assistir a uma apresentação em vídeo de uma professora do Departamento de Comunicação da UFMA, especialista em trabalho escravo contemporâneo. "Teremos uma apresentação da professora Flávia Moura. Ela desenvolve e coordena pesquisas e projetos na área de trabalho escravo contemporâneo e comunicação, já lançou livros sobre o tema e é líder do Grupo de Estudos Trabalho Escravo e Comunicação (Getecom)", comenta Kamila. Esse vídeo com a professora Flávia buscará enriquecer o debate ao trazer uma visão acadêmica sobre o tema abordado no filme, contextualizando a importância de refletir sobre as práticas abusivas e exploratórias que ainda acontecem em várias partes do Brasil.
O Cineclube UFMA convida a todos para participar dessa sessão, que é uma oportunidade única de se conectar com uma história inspiradora e real, além de discutir e refletir sobre um tema crítico e relevante para a sociedade. Venha e ajude a fortalecer o compromisso social e a luta pela dignidade humana!
Por: Geovanna Selma
Produção: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante