Durante entrevista ao Jornal Rádio Universidade, professor da UFMA Euclides Moreira Neto fala sobre o lançamento do livro “Travessia na Pandemia”

publicado: 22/09/2021 12h27, última modificação: 22/09/2021 23h10

Na manhã do dia 14 deste mês, o professor da Universidade Federal do Maranhão Euclides Moreira Neto falou sobre o lançamento do livro “Travessia na Pandemia” durante entrevista no quadro Rádio Opinião Especial, do Jornal Rádio Universidade, da Rádio Universidade FM 106,9. A obra reúne diversas reflexões sobre angústias, preocupações e reivindicações dos praticantes do campo da cultura local.

Neto descreve as motivações que o inspiraram a escrever o livro. “Ano passado, depois do carnaval, a gente começou a conviver de fato com o fenômeno da pandemia. Era algo que ninguém sabia o que era ao certo, e as vítimas começaram a aparecer, e as autoridades começaram a fechar tudo porque ainda precisava ser entendido que fenômeno era esse. A própria Rádio Universidade FM liberou todo o mundo para ir para casa, para não haver essa convivência social porque havia esse vírus circulando e era perigoso para todo o mundo. Então a gente teve que conviver com essa nova realidade. E nesse período eu escrevia muitas crônicas. O livro ‘Travessia na Pandemia’ expõe as preocupações do que está acontecendo no espaço geográfico”, explicou.

O autor destaca que o livro é constituído por crônicas que inicialmente foram escritas de forma semanal ou quinzenal, a partir de fatos que geravam preocupação sobre a pandemia. Moreira Neto acrescentou que as crônicas foram divulgadas nas redes sociais e, aos poucos, tiveram aceitação popular. “Depois de um ano, a gente percebeu que tinha uma produção relevante, e as pessoas pediam que a gente continuasse. Por isso pensei em reunir o que fosse mais significativo e montar o livro. Até hoje muita gente me questiona por que eu parei com as crônicas”, declarou.

Ao todo, 52 crônicas foram elaboradas e publicadas no livro. Os exemplares podem ser adquiridos na livraria Amei do Shopping São Luís ou no site da Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma).

Acompanhe a entrevista na íntegra pelo site da Rádio Universidade FM 106,9.

Saiba mais

Euclides Barbosa Moreira Neto é graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorando em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro em Portugal. Além de professor da UFMA, é diretor da Universidade FM. Seu envolvimento na área cultural em São Luís o levou a atuar como produtor cultural, ator, crítico de arte e cineasta.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque