Notícias

DTED-UFMA lança o curso “Itinerário das pessoas com doenças raras” on-line, gratuito e com carga horária de 30 horas

publicado: 18/11/2022 14h19, última modificação: 18/11/2022 17h38

Estão abertas as matrículas para o curso “Itinerário das pessoas com doenças raras”, ofertado pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA), em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH). A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e tem início imediato. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 27 de abril de 2023 no saiteava.org.

Com carga horária de 30 horas, por meio do curso, será possível compreender o percurso em busca de diagnóstico e tratamento vivenciado por pessoas com condições raras de saúde, estratégias de cuidado integrado entre equipes multidisciplinares e a história das doenças raras. Além disso, a capacitação aborda o fluxo de atendimento direcionado às pessoas com doenças raras, as diretrizes para a redução do itinerário terapêutico, comum a essa coletividade, e dos seus direitos.

Durante a experiência de ensino-aprendizagem, o participante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos, material em PDF, recurso multimídia e e-books, podendo emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0. O certificado é gratuito e emitido pela UFMA.

O curso tem como público-alvo pessoas com doenças raras, cuidadores, familiares e profissionais de saúde que atuam na reabilitação das pessoas com doenças raras, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.  

 Saiba mais

O curso “Itinerário das pessoas com doenças raras” faz parte do Programa de Aperfeiçoamento “Capacitação e Informação em Doenças Raras”. Atualmente, o Programa conta com mais três módulos disponíveis ao público: "Políticas públicas para pessoas com doenças raras"; "Empoderamento das pessoas com doenças raras" e "Doenças raras: aspectos históricos, sociais e biológicos".

Ao todo, o Programa é composto de seis cursos on-line, gratuitos e autoinstrucionais (sem a mediação de tutores). O cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas assim que todos os módulos estiverem disponíveis para inscrições e forem cursados no ambiente virtual de aprendizagem do Saite AVA.

Sobre a DTED-UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade educação a distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Por: DTED

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: