DTED oferta programa completo de Capacitação e Informação em Doenças Raras, com seis cursos gratuitos e carga horária de 180 horas

publicado: 05/12/2022 11h07, última modificação: 07/12/2022 10h43

A Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED-UFMA) disponibiliza o programa completo de “Capacitação e Informação em Doenças Raras”, com carga horária de 180 horas e composto por seis cursos gratuitos com foco no empoderamento e protagonismo das pessoas com doenças raras.

Cada curso possui 30 horas-aulas e aborda as seguintes temáticas: “Voluntariado no campo das Doenças Raras”, “Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico”, “Empoderamento das pessoas com doenças raras”; “Políticas públicas para pessoas com doenças raras”; “Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos” e “Itinerário das pessoas com doenças raras”.

De acordo com o professor-autor Natan Monsores de Sá, o programa educacional foi planejado no âmbito dos direitos humanos. “O nosso objetivo, durante a construção dos módulos, foi capacitar as pessoas para entender como elas navegam dentro do cenário de políticas públicas, de assistência à saúde e da estrutura do Estado para conseguir ajuda, se organizar e ter protagonismo. Dessa forma, o curso é interdisciplinar e com um recorte de Direitos Humanos com políticas voltadas para pessoas com doenças raras”, explicou.

Ao todo, o estudante terá acesso a noventa recursos educacionais, como: infográficos, material em PDF, recurso multimídia, e-book e questionário. Além disso, todos os suportes pedagógicos do programa possuem tecnologia assistiva.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas na plataforma saiteava.org. A oportunidade educacional é voltada aos profissionais de saúde envolvidos na reabilitação de pessoas com doenças raras, bem como familiares, pacientes e demais pessoas interessadas no cuidado às pessoas com enfermidades atípicas.

A capacitação é gratuita, 100% on-line e com início imediato das aulas. Com módulos disponíveis desde março de 2022, o programa tem conquistado números expressivos de matrícula em todo o país.

Certificação

O cursista poderá obter o certificado integral com carga horária de 180 horas ao completar todos os módulos do Programa de Formação ou receber o certificado por módulo, com carga horária de 30 horas.

“Para receber a certificação unificada que agrega a carga horária de todos os módulos em um único documento, o estudante deve estar inscrito e concluir com êxito os seis cursos, além de se matricular na oferta ‘programa de formação’”, frisou a coordenadora-geral da UNA-SUS-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O Programa sobre Doenças Raras é fruto da parceria entre a DTED-UFMA e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

DTED-UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade educação a distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Por: Maiara Pacheco/DTED-UFMA