DTED é campo de atuação para bolsistas da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

publicado: 23/11/2021 09h33, última modificação: 23/11/2021 21h34

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão agora também é campo de estágio multidisciplinar na área de ensino a distância (EaD). Por meio do projeto “UFMA Virtual”, em parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), o programa de estágio da DTED inicia as suas atividades ofertando vagas aos estudantes nos diversos programas de assistência estudantil para atuar na Diretoria, entre eles a Bolsa Foco Acadêmico.

Em julho de 2021, a DTED recepcionou sete novos estagiários das áreas de Letras, Direito, Engenharia da Computação, Ciência e Tecnologia, Design, Jornalismo e Administração para a criação de um espaço de aprendizagem colaborativa sobre EAD e o uso das tecnologias na educação, na perspectiva das diferentes áreas do conhecimento.

A DTED prioriza, entre suas ações e em parceria com a Proaes, o estágio aos discentes por considerá-lo de grande importância para que o aluno possa experienciar, na prática, atividades com diferentes áreas do conhecimento, exatamente como é atualmente a exigência do mercado”, frisa a diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Para a estudante Mariana Reis, estagiária de Tecnologia da Informação (TI), que atua na coordenação tecnológica da DTED, a parceria entre a Proaes e a Diretoria de Tecnologias na Educação oportunizou a conciliação entre teoria e prática do conhecimento difundido em sala de aula.

Atualmente, faço parte dos bolsistas de Aprimoramento Acadêmico, e, nessa modalidade, é possível vivenciar e trazer para a prática a teoria da sala de aula dentro de ambientes da Universidade”, contou Mariana.

Segundo a coordenadora do programa de estágio, Camila Pontes, um dos principais objetivos do “UFMA Virtual” é a colaboração interdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento no aperfeiçoamento do trabalho da Diretoria de Tecnologias na Educação da UFMA.

O objetivo do projeto é criar espaços de aprendizagem colaborativa na área de tecnologias na educação, além de oferecer aos discentes a vivência na prática dos conhecimentos teóricos adquiridos nos cursos de graduação”, pontuou.

Os processos seletivos da Proaes são regidos por editais, divulgados no início de cada semestre no site e redes sociais da UFMA e da Pró-Reitoria, com oportunidades disponíveis para todos os câmpus da instituição. Dessa forma, caso o estudante tenha interesse em fazer parte do programa de estágio da DTED, deverá submeter sua inscrição nos respectivos editais da Proaes.

De acordo com o pró-reitor da Proaes, Leonardo Soares, a parceria entre a DTED e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil garante mais campo de atuação acadêmica para os estudantes e ampliação dos programas de estágio dentro da instituição.

A implementação dos programas de estágio, assim como o UFMA Virtual, tem como diretrizes evitar a evasão dos estudantes, promover a inclusão social, possibilitar a conclusão do curso com sucesso e, ainda, fomentar a participação de discentes em projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, empreendedorismo e inovação sob coordenação qualificada. A expertise e as inovações tecnológicas da DTED no campo da educação a distância oportunizam ao estudante a troca de experiências e conhecimentos singulares nessa temática”, apontou Soares.

UFMA Virtual

O UFMA Virtual é o mais novo projeto da DTED e contempla as áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação por meio da educação a distância. O projeto abrangerá os nove câmpus da UFMA – São Luís, Bacabal, Balsas, Codó, Chapadinha, Imperatriz, Grajaú, Pinheiro e São Bernardo – e todo o território nacional, além dos países de língua portuguesa que possuam convênio vigente com a UFMA.

O objetivo do projeto é promover políticas integradoras de ensino, pesquisa, extensão e inovação de metodologias e de cultura tecnológica digital para o desenvolvimento de cursos, projetos e ações da UFMA na área do ensino a distância no território nacional e países de língua portuguesa.

Além do programa de estágio nas áreas do conhecimento que envolvem EaD, o projeto contempla outras grandes áreas na educação a distância como a oferta de um programa formativo para profissionais conteudistas na EaD e de cursos MOOCs de extensão e aperfeiçoamento.

Por: Maiara Pacheco