DTED apresenta projeto do Reuni Digital para diretores de centros e de câmpus

publicado: 15/06/2021 19h54, última modificação: 17/06/2021 13h21
DTED apresenta projeto do Reuni Digital para diretores de centro e de câmpus.jpg

Na última sexta-feira, por reunião virtual, a Diretoria de Tecnologias da Educação (DTED), por meio da sua diretora, professora Ana Emilia Figueiredo, apresentou ao grupo de diretores de centros e de câmpus da UFMA, o projeto do Reuni Digital.

Estiveram presentes os diretores do CCSO, CCH, CCAA, CCSST, CCEL, CCHNST e dos câmpus de Grajaú, Balsas, Codó e São Bernardo, além do reitor e do vice-reitor.

A apresentação foi feita pela Diretora do DTED, que expôs todos os aspectos do projeto. Logo depois, os diretores puderam tirar dúvidas e fazer sugestões, que serão encaminhadas ao Comitê que elabora essa iniciativa na Sesu-MEC.

O Projeto - O Reuni Digital é um projeto que visa à expansão da Educação a Distância em todas as universidades federais, coordenado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.

Pelo projeto, entre ações de curto, médio e longo prazo, o projeto seria implantado em até 60 meses.

O MEC avalia que a EAD nas IFES tem grande capacidade de expansão, e o projeto traria mais eficácia para as instituições, com a facilidade de acesso dos estudantes aos cursos de graduação. Para se ter uma ideia, pelos dados do Censo da Educação Superior de 2019, apenas 5,8% dos alunos das IES da rede pública são da modalidade EAD. Para efeito de comparação, nas instituições privadas, este percentual é de 50,7%.

Na preparação do projeto, está um conjunto de instituições, como: MEC, Sesu, RNP, representantes de IFES, Capes, Conselho Nacional de Educação (CNE), Andifes, Centro de Gestão de Estudos e trabalho Colaborativo (CGEE).

As ações estão sendo operacionalizadas por um Grupo de Trabalho, criado pela Sesu-MEC, formado por representantes do governo federal e de IFES de cada região. A representante titular do Nordeste é a professora Ana Emília Figueiredo de Oliveira, Diretora da DTED da UFMA.

Por: Marcos Fábio