DQV lançará Banco de Voz da UFMA e promoverá debate para falar sobre os cuidados com a saúde vocal nessa sexta, 16, às 20h

publicado: 15/04/2021 16h27, última modificação: 16/04/2021 12h05

Com o objetivo de debater a importância de inserir os cuidados com a saúde vocal na rotina em qualquer tempo, a Divisão de Qualidade de Vida (DQV), vinculada à Coordenação de Atenção à Saúde do Trabalhador (Cass) e à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio do programa “Saúde Vocal”, promoverá, nessa sexta, 16, a partir das 20h, por meio do Instagram @progep.ufma, a live “Porque Saúde Vocal também é importante?”, com a participação de Joseilma de Azevedo Garrido, fonoaudióloga e coordenadora do programa Saúde Vocal da DQV, e de Ayrlla Texeira Rocha, fonoaudióloga, perita e fundadora da Premium Fonoaudiologia.

Na ocasião, também será celebrado o Dia Mundial da Voz e será lançado o Banco de Voz da Universidade Federal do Maranhão. Segundo a fonoaudióloga Joseilma Garrido, o Banco de Voz foi idealizado tendo como objetivo documentar dados relacionados ao cenário de saúde vocal dos docentes da UFMA.

“Nossa meta é traçar um panorama que demonstre como está a voz do professor e quais desafios ele enfrenta no dia a dia de suas tarefas. Com esses dados, otimizaremos as ações do Programa Saúde Vocal e criaremos um programa de treinamento vocal para docentes da Universidade. Contamos com o apoio e a parceria da empresa Premium Fonoaudiologia”, destacou.

Ela ainda comentou que o Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril, nasceu no Brasil, em 1999, por meio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). “Em 2003, a data tomou proporções internacionais, com ações em diversos países. A campanha visa conscientizar a população a respeito dos cuidados com a saúde vocal, bem como alertar para a importância da detecção precoce de sinais e sintomas que estão relacionados a problemas na voz”, pontuou.

Por: Allan Potter