Doutorado em Direito da UFMA é aprovado

publicado: 04/10/2023 13h58, última modificação: 05/10/2023 09h15
Doutorado em Direito da UFMA é aprovado

O curso de Doutorado em Direito do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça-CCSO (PPGDIR-CCSO) foi aprovado pela CAPES. Esse é o primeiro doutorado em Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O curso terá a duração de 4 anos, com início previsto para 2024.

Esse é um grande marco para todo o Maranhão e uma conquista importante para o fortalecimento jurídico no estado. De acordo com o coordenador do PPGDIR-CCSO, professor Paulo Ramos, “o Doutorado fortalecerá a pesquisa jurídica no Maranhão e estimulará, sobremaneira, a internacionalização do nosso Programa, voltado para investigações sobre instituições do sistema de justiça na América Latina e África lusófona”.

O Doutorado em Direito é o resultado de um esforço em conjunto entre a gestão superior e a coordenação do PPGDIR-CCSO. “A criação do doutorado em Direito na Universidade Federal do Maranhão significa o coroamento de um projeto acadêmico iniciado em 1987, quando ingressei no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, com 17 anos, para, mais tarde, me tornar o primeiro Professor Titular do Departamento de Direito em 2019”, ressalta o coordenador.

Os orientandos terão como linha de pesquisa Dinâmica e Efetividade das Instituições do Sistema de Justiça América Latina e África Lusófona, e o curso será ministrado pelos professores permanentes: Paulo Roberto Barbosa Ramos, Márcia Haydée Porto de Carvalho, Edith Maria Barbosa Ramos, Cláudio Alberto Gabriel Guimarães, Roberto Carvalho Veloso, Paulo Velten Pereira, Newton Pereira Ramos Neto,  José Filomeno de Moraes Filho, Paulo de Tarso Brandão, Pedro Gonçalo Tavares Trovão do Rosário, Rodolfo Viana Pereira e Artenira da Silva e Silva.

A inauguração deste Programa de Doutorado em Direito terá um impacto duradouro no sistema jurídico do estado, que desempenha um papel fundamental na construção da sociedade.

Saiba mais

Em 2022, o Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça-CCSO comemorou dez anos do curso de Mestrado, com mais de 130 mestres formados.

O Doutorado é uma demonstração brilhante da excelência educacional e do comprometimento com a pesquisa na UFMA e abrirá portas para avanços significativos no campo jurídico, permitindo que acadêmicos e profissionais de direito alcancem níveis mais elevados de conhecimento e expertise.

Por: Pedro Henrique

Produção: Alan Veras