Dos 115 pesquisadores da UFMA nomeados em ranking de citações científicas da América Latina, 23 são dos centros acadêmicos do continente

publicado: 22/06/2023 12h05, última modificação: 22/06/2023 21h06
Dos 115 pesquisadores da UFMA nomeados em ranking de citações científicas da América Latina, 23 são do interior do estado

Em junho deste ano, foi divulgado o Latin America Citation Ranking 2023, da AD Scientific Index, que analisou o desempenho científico e o valor agregado da produtividade científica de 107.663 pesquisadores, em 38 países e 2.049 instituições da América latina e Caribe. Por mais um ano, a UFMA figura como a IES do Maranhão com maior número de nomeados, com 115 pesquisadores, nas mais diversas áreas do conhecimento. Desse número de acadêmicos, 23 nomes são de diversos centros acadêmicos do continente.

No ranking, foram considerados o índice H total (resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações), o índice i10 total (número de publicações com, no mínimo, 10 citações), e o número de citações cientificas nos últimos 6 anos.

Para Thaísa Bueno, do Curso de Comunicação Social/Jornalismo de Imperatriz, foi uma felicidade e ao mesmo tempo uma surpresa estar entre os nomes citados no ranking e avalia a grande participação de pesquisadores dos Centros Acadêmicos do Maranhão continental.

“Como uma pesquisadora de uma universidade no interior do Brasil, essa conquista é um marco significativo para a minha carreira, além de motivo de alegria pessoal e profissional, é também um reconhecimento que não é só meu, mas também representa uma conquista coletiva do grupo que eu coordeno, dos professores parceiros, dos alunos de graduação e de pós-graduação”, avalia.

A pesquisadora também fala do reconhecimento da UFMA como propulsora e incentivadora de pesquisa científica. “É o reconhecimento do empenho da UFMA com a pesquisa, com apoio da Fapema, que nos incentiva e nos financia em vários momentos assim. Ser reconhecida e estar entre os nomes de pesquisadores citados na América Latina é um estímulo para continuar nesse compromisso de me dedicar à minha área, de fazer as minhas contribuições e continuar trabalhando arduamente para o avanço científico. Então, para mim, foi um grande reconhecimento para a pesquisa que a gente faz no interior”, destacou.

Saiba mais

O Índice Científico AD é uma análise que avalia estudos acadêmicos de diversas regiões do mundo, abrangendo 38 países, 2.049 universidades/instituições e mais de 100.000 cientistas. Essa análise utiliza critérios como o Índice H, Índice i10 e contagem de citações para medir a produtividade e eficiência tanto de indivíduos quanto de instituições no campo acadêmico. Essa é uma métrica que avalia a quantidade e o impacto das publicações científicas de um pesquisador. O Índice i10, por sua vez, considera o número de trabalhos científicos de um autor que receberam pelo menos 10 citações de outros pesquisadores. Além disso, a contagem de citações total e dos últimos 6 anos também são levadas em conta para fornecer uma visão abrangente da influência e relevância das pesquisas realizadas.

O objetivo desse índice é fornecer uma ferramenta de avaliação para medir a produtividade e eficiência tanto de indivíduos quanto de instituições no meio acadêmico. Ele apresenta rankings e análises baseados em diferentes critérios, permitindo uma compreensão mais completa do desempenho acadêmico. Também é importante mencionar que existem limitações e critérios específicos para a inclusão de cientistas nessa lista, que são explicados na metodologia do índice. Mais informações podem ser acessadas no endereço eletrônico: https://www.adscientificindex.com/citation-ranking/?s=100

Confira, abaixo, os 23 nomes na lista dos 115 pesquisadores da UFMA do Latin America Citation Ranking 2023:

1 Adenilson Oliveira dos Santos CCIM

2 Adriana Gomes Nogueira Ferreira CCIM