Dois alunos egressos do Câmpus Grajaú foram aprovados para programas de pós-graduação da UFMA e da UFPB

publicado: 11/08/2021 20h58, última modificação: 12/08/2021 08h55

Os alunos egressos Ana Carolina Ferreira da Silveira e Igor Mikael Alves de Araújo, do curso de Ciências Naturais-Química, Câmpus Grajaú, foram aprovados para o Programa de Pós-Graduação da UFMA e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), respectivamente. Os egressos são pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec). Igor Mikael foi aprovado para o Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (PgPNSB) da UFPB, em João Pessoa, Paraíba; e Ana Carolina foi selecionada para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís.

O estudante Igor Mikael comentou que se sente muito orgulhoso e realizado por essa conquista, que foi gerada por meio do seu esforço, e acredita que essa será uma grande oportunidade de seu crescimento profissional, além da experiência e do conhecimento acadêmico. “O mestrado em Farmoquímica vai ampliar meus conhecimentos, me fará um profissional melhor e, futuramente, um ótimo professor. Agradeço ao professor Jefferson ter acreditado no meu potencial e ter me incentivado durante a graduação”, destacou.

A discente Ana Carolina contou que é um sentimento inexplicável saber que vai cursar o mestrado na mesma instituição que lhe abriu as portas e que despertou a sua melhor versão, em suas palavras. Ela também agradece aos professores, que sempre a incentivaram durante a graduação. “Será um grande desafio, pois, na graduação, não foi nada fácil, e agora o Programa de Pós-Graduação exigirá ainda mais a minha dedicação e meu desempenho nos estudos, mas sei que, futuramente, valerá a pena o esforço para essa nova etapa em minha vida”, acrescentou.

Para a professora e coordenadora do Cienatec, Ionara Nayana Gomes Passos, é muito gratificante ver os seus alunos conquistando os seus objetivos. “Ver esses alunos egressos persistirem e passarem em mestrado, conseguirem sair da zona de conforto de suas cidades, deixando seus familiares e irem para cidades diferentes e depois para cada vez mais longe, buscarem os seus sonhos por meio da pesquisa científica, é a realização plena da minha profissão”, finalizou.

Por: Hugo Oliveira

Produção: Laís Gomes