Docentes são homenageados por seus trabalhos realizados na extensão universitária

publicado: 21/11/2022 11h02, última modificação: 21/11/2022 11h02
Quinze professores receberam o Prêmio Mérito Extensionista Professora Luciane Maria Oliveira Britto, durante o XI Fórum de Extensão e III Fórum da Cultura da UFMA

Durante o XI Fórum de Extensão e III Fórum da Cultura da UFMA, realizados entre os dias 9 e 11 de novembro, quinze docentes foram homenageados com o Prêmio Mérito Extensionista Professora Luciane Maria Oliveira Britto, que foi concedido pela primeira vez e premia professores que já contribuíram ou contribuem com projetos de extensão de grande relevância acadêmica e impacto na transformação social.

A professora do curso de Medicina do Centro de Ciências de Pinheiro, Sueli de Souza Costa, foi uma das homenageadas, ela é coordenadora das ações de extensão “Diabetes: Você Conhece? Educação em Saúde para Melhora da Qualidade de Vida do Diabético” e “Educação em Saúde: Promoção da Saúde para Melhora da Qualidade de Vida da Comunidade”, realizadas nas unidades de saúde da família adstritas ao município de Pinheiro. Os projetos visam atender os agentes comunitários de saúde, população quilombola, estudantes e demais interessados nos atendimentos.

Segundo Sueli, o sucesso das ações de extensão se deve ao incansável empenho dos estudantes extensionistas, ao apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e também às parcerias firmadas com o município de Pinheiro, que possibilitaram o treinamento de agentes comunitários para a difusão das informações sobre educação em saúde para a comunidade. Os projetos abordam temas como diabetes e suas complicações, hanseníase, doenças parasitárias e doenças sexualmente transmissíveis com o objetivo de conscientizar a população sobre essas enfermidades.

A docente disse se sentir honrada em receber o prêmio e por representar o Câmpus de Pinheiro em projetos de extensão que vão além da Universidade. “Ser homenageada ao lado de nomes considerados ícones, como os das professoras Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento, Terezinha Rego, Tácito Borralho, Dario Itapary, entre outros, me faz sentir muita responsabilidade”, mencionou.

A professora Maria de Jesus Torres Pacheco, do Departamento de Medicina, também foi uma das homenageada. Ela recebeu o prêmio pelo reconhecimento dos projetos de extensão "Criação: atenção às mães adolescentes e seus filhos" e "Ambulatório de cuidados primários em pediatria", ações que existem há 22 anos e contam com a participação dos discentes do curso de Medicina para realizarem atendimentos em saúde a crianças e moradores da Vila Embratel, em São Luís.

Maria de Jesus agradeceu a homenagem e ressaltou o incentivo da UFMA em projetos como os que ela coordena. "A Universidade é necessária dentro dos bairros, na periferia das cidades, próxima da sociedade, escutando e criando de forma permanente. Os alunos, professores e comunidades agradecem a existência da extensão universitária em sua forma mais genuína", declarou.

Saiba mais

Luciane Maria Oliveira Britto, que nomeia a premiação, foi pesquisadora e professora da UFMA, em que coordenou o Programa de Pós-Graduação em Rede em Saúde da Família, em nível de Mestrado Profissional, também foi a primeira médica maranhense doutora em Ginecologia e foi a fundadora e coordenadora do Biobanco de Tumores e DNA do Maranhão. Ela contribuiu consideravelmente para o desenvolvimento de pesquisas no estado e desempenhou um papel atuante em estudos sobre patologias ginecológicas associadas ao envelhecimento, bem como no estudo do câncer. Luciane Britto, infelizmente faleceu em fevereiro de 2021 vítima de covid-19.

Confira a lista completa dos quinze professores homenageados:

- Professora Maria de Jesus Torres Pacheco - Departamento de Medicina.

- Professora Maria de Jesus do Desterro Soares - Departamento de Patologia.

- Professora Terezinha de Jesus Rêgo - Departamento de Farmácia.

- Professora Ana teresa Desterro Rabêlo - Departamento de Artes Cênicas.

- Professor Antonio Evaldo Almeida Barros - Departamento de História.

-Professor Josenildo Campos Brussio - Coordenação do curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia (São Bernardo).

- Professor Tácito Borralho - Departamento de Artes Cênicas.

- Professor Davi Alysson da Cruz Andrade - Departamento de Turismo e Hotelaria.

- Professora Ivete Maria Martel - Departamento de Letras/CCH.

- Professora Floriacy Stabnow Santos - Coordenação Curso de Enfermagem, Imperatriz.

- Professora Maria do Rosário da Silva Ramos Costa - Departamento de Medicina.

- Professora Dario Itapary Nicolau (homenagem póstuma) - Departamento de Ciências Fisiológicas.

- Professora Doutora Cristiane Dias Martins da Costa - Coordenação do Curso de Pedagogia de Codó.

- Professora Doutora Sueli de Souza Costa - Coordenação do Curso de Medicina de Pinheiro.

- Servidora Hortência Maciel Gago Araújo - Proec.

Por: Bruno Goulart

Produção: Alan Veras