Docentes e pesquisadores da Pós-Graduação em Letras lançam hoje, 28, às 19h, o livro “Entornos políticos, afetivos e outras cercanias literárias”

publicado: 28/01/2022 12h34, última modificação: 28/01/2022 12h34
1 | 2
2 | 2

Nesta sexta-feira, 28, será lançado, às 19h, o livro “Entornos políticos, afetivos e outras cercanias literárias”, organizado por Émilie Geneviève Audigier, José Dino Costa Cavalcante e Rafael Campos Quevedo, docentes da Universidade Federal do Maranhão, e que contou com a participação de discentes pesquisadores da linha 3, Estudos Literários, do Programa de Pós-Graduação em Letras. A cerimônia ocorrerá de forma presencial, na Livraria e Espaço Cultura da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), localizada no São Luís Shopping.

A professora Émilie Audigier comentou que a obra traz ensaios sobre diversos gêneros, temas e abordagens do campo dos estudos literários, funcionando como uma espécie de mapeamento, ainda que restrito, da área da poesia, ficção e teatro. “O título da coletânea refere-se a três partes das cartografias literárias: os entornos, os arredores e as cercanias. Trata-se de ensaio que se propõe a ler, criticamente, as cartografias literárias, especialmente as contemporâneas, divididas em três partes: questões políticas, tanto no sentido amplo quanto literário; problemas de tradição e tradução literárias; e temas relacionados a afetos e experiências subjetivas e corporais”, detalhou.

O livro surgiu com o intuito de divulgar as pesquisas atuais dos docentes e discentes do Mestrado em Letras da UFMA, junto com ensaios de pesquisadores parceiros de outras universidades brasileiras e estrangeiras, conforme minuciou a docente: “São ensaios sobre literatura que pensam vários aspectos, como problema da representação, problema da teoria da literatura de todas as épocas e ainda discussões sobre novas extensões e limites da literatura em representar o real: a literatura pode representar os afetos? O texto literário fala do mundo ou de outros livros? Um texto traduz outro? O leitor certamente encontrará algo que dialogue com suas questões”.

Saiba mais

Além da Universidade Federal do Maranhão, a coletânea é composta por pesquisadores de outras nstituições brasileiras de ensino, tais como a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade da Paraíba (UFPB), e ainda outras estrangeiras como a Unversité Lumière Lyon 2 - Campus Berges du Rhône (França), Universidad Científica del Sur (Peru), e Universidade Agostinho Neto (Angola).

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa