Docentes e alunos do Bacharelado em Turismo do Câmpus São Bernardo promovem atividades de acolhida

publicado: 29/09/2022 15h36, última modificação: 29/09/2022 16h34

O curso de Turismo do Câmpus São Bernardo, junto com o Centro Acadêmico Thomas Cook e a Atlética Híbridos, promoveram, durante o mês de setembro, atividades de boas-vindas aos calouros e demais estudantes do curso que retornam presencialmente ao centro após dois anos de pandemia.

No dia 5, os discentes participaram da solenidade de abertura e apresentação da coordenação do curso e diretoria do centro, do Núcleo de Assistência ao Estudante (NAE) e da Diretoria Integrada de Biblioteca (DIB). Já no dia 6 de setembro, houve apresentação dos membros do Centro Acadêmico e da Atlética, seguida de uma roda de conversa com alunos egressos que contaram suas experiências durante o curso.

O dia 19 de setembro foi marcado por duas mesas-redondas, em que na primeira, docentes do curso expuseram sobre suas áreas de pesquisa e os projetos realizados na instituição. Logo em seguida, foi realizada a segunda, voltada para os desafios e as oportunidades do turismólogo no mercado de trabalho, com a presença dos professores Vicente de Paula Censi Borges e Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

A professora do curso de Turismo do câmpus, Tatiana Colasante, em entrevista, comentou sobre a relevância da acolhida. “Trazer novas perspectivas sobre o turismo, na visão de colegas de outras instituições de ensino, contribui para que os discentes possam ter contato com outras realidades e agregar mais conhecimento para sua profissionalização, além de possibilidades de estreitamento de parcerias em estudos e pesquisas”, afirmou.

No dia seguinte, 20, o coordenador de Turismo e Educação Patrimonial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Luzilândia, Jhon Lennon de Lima Silva, ministrou uma palestra a respeito de ações e projetos realizados pela Prefeitura, que tem convênio de estágio com a UFMA.

O vice-presidente do Centro Acadêmico, João Vieira da Silva Neto, falou sobre o desafio da volta as aulas após um longo período de atividades remotas. “A programação de acolhimento buscou a realização de dinâmicas que pudessem ocasionar que os alunos se sentissem confortáveis, proporcionando uma experiência motivadora e positiva tanto para os alunos quanto para os professores”, acrescentou.

Saiba mais

No dia 5, estiveram presentes os professores Jefferson Almeida Rocha, diretor do Centro; Laura Rosa Costa Oliveira, coordenadora do curso de Turismo; Ednaldo dos Reis Santos e Claudia Cabral Barreto da Silva, do NAE; Laís Dayane Lima Pereira Maia e Natacha Oliveira Pinto, do DIB.

No dia 6, compareceram os alunos egressos Bernardo José Costa Silva, Joabe Garcez Gomez, Patrícia Ribeiro e Samuel Nascimento de Góis. Já no dia 19, participaram da mesa-redonda sobre os projetos e pesquisas da instituição as professoras Laura Rosa Costa Oliveira, Ana Catarina Alvaes Coutinho, Sylvana Kelly Marques, Tatiana Colasante e Mayara Maia Ibiapina, além dos professores Mateus de Sá Barreto Barros e Igor Moraes Rodrigues.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro