Docentes dos câmpus de São Luís e de Bacabal promoverão evento dedicado à ciência no Brasil e a Maria Laura Lopes

publicado: 11/10/2022 11h19, última modificação: 12/10/2022 16h21

Professores do Departamento de Física do Câmpus São Luís, junto com docentes da Licenciatura em Educação do Campo do Câmpus Bacabal, realizarão o evento “Espaço Ciência Maria Laura Lopes de Portas Abertas: Tomando ConsCiência”. O evento é destinado a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas localizadas em municípios do Médio Mearim e ocorrerá de 18 a 21 de outubro, no Espaço Ciência Maria Laura Lopes, localizado no Câmpus de Bacabal.

Com foco na temática “Bicentenário da Independência: 200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, o evento busca estimular a percepção do papel da ciência para a sociedade como instrumento de melhoria da qualidade da educação formal e não formal na região. Nesse sentido, o encontro promete programação rica em atividades com teor social, lúdico e interativo, como palestras, visitas ao Museu Game Ciência, exposições, oficinas, rodas de conversa, entre outras atrações.

A professora Regina Célia de Sousa, do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UFMA e que faz parte da organização do evento, explicou que o evento tem o objetivo de “extrapolar” os muros da UFMA e interagir com a comunidade, para disseminar conhecimentos necessários à formação de cidadão conscientes. “Funcionará como um mecanismo de mobilização da população para a importância da ciência e da tecnologia no cotidiano das pessoas, em especial para os estudantes e professores da educação básica, para a melhoria na qualidade do ensino de ciências, criando uma cultura indagativa e crítica”, afirmou.

Saiba mais

O nome do evento homenageia uma figura importante na ciência brasileira. Nascida em 1917 na cidade de Timbaúba, Pernambuco, Maria Laura Mouzinho Leite Lopes foi a primeira mulher a conseguir um doutorado em Matemática no Brasil, bem como a primeira brasileira a se tornar membra da Academia Brasileira de Ciências.

Concluiu licenciatura e bacharelado aos 25 anos, ambos pela Faculdade Nacional de Filosofia (FNFI), no primeiro centro de pesquisa em Matemática do Rio de Janeiro. Seis anos depois, obteve a Livre-Docência de Geometria, na época, a única possibilidade de adquirir o grau de doutor, com seu trabalho “Espaços Projetivos - Reticulado de seus subespaços”.

Muitas são as contribuições de Maria Laura para a docência e a pesquisa em ciências no país. Ministrou aulas no curso de Geometria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Participou da criação de importantes instituições brasileiras, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), além de fundar o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), um dos mais importantes institutos  de  matemática no mundo.

Por: Orlando Ezon

Produção: Bruna Castro