Docentes do Departamento de Sociologia e Antropologia, alunos e familiares realizam homenagem hoje, 7 de dezembro, às 17h, à professora Sandra Maria Nascimento

publicado: 07/12/2021 16h57, última modificação: 09/12/2021 23h51

Os professores do Departamento de Sociologia e Antropologia (Desoc), os alunos do curso e da Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc), familiares e amigos prestam logo mais, às 17h de hoje, 7, uma homenagem à professora titular e doutora Sandra Maria Nascimento, em encontro on-line com participação dos pesquisadores e alunos do Grupo de Estudos de Gênero Memória e Identidade (Geni), para relembrar e agradecer a trajetória da docente, que foi uma das pioneiras dos estudos sobre relações de gênero e sexualidade no Maranhão.

Em sua carreira, a professora do Desoc e do PPGCSoc fundou há vinte anos o Geni, que estuda relações de gênero e sexualidade. Sandra Maria tinha 31 anos de docência, era natural de São Luís, com nascimento em 3 de março de 1947, trabalhou na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), e seu pai era o jornalista Manuel Pacífico Nascimento Sousa.

Em sua origem, o Grupo de Estudos de Gênero Memória e Identidade nasceu com um projeto de iniciação científica sobre prostituição feminina na zona do Baixo Meretrício, em São Luís. O nome do Grupo é uma referência à música “Geni”, do Chico Buarque, que foi uma forma de enfrentar a repressão e se posicionar sobre a censura cometida contra as mulheres na década de 70.

A pesquisa científica em gênero está intimamente entrelaçada com a história de Sandra Nascimento, que, como pioneira na área, escreveu livros como “Mulheres em Movimento: Memória da participação das mulheres nos movimentos pelas transformações das relações de gênero nos anos 1970 a 1980” e “Mulher e Folia: A participação das mulheres nos bailes de máscara do carnaval em São Luís nos anos de 1950 a 1970”.

A professora se tornou doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2000. Atualmente, era professora associada 3 da Universidade Federal do Maranhão. Tinha experiências na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente na produção de conhecimento relativo aos seguintes temas: gênero e sexualidade, relações de gênero, memória e identidade, desigualdades sociais e cultura histórica. Ministrava aulas e orientava trabalhos de alunos da graduação e pós-graduação em Ciências Sociais e do Mestrado Interdisciplinar Cultura e Sociedade.

Veio a falecer no dia 30 de novembro deste ano, em que a Direção do Centro de Ciências Humanas declarou luto de três dias pela perda.

Para marcar presença na homenagem, a comunidade acadêmica deve entrar na sala virtual do Google Meet.

Por: Angela Lima

Produção: Laís Costa