Notícias

Docentes do curso de Educação Física do Centro de Ciências de Pinheiro promoveram o Curso de Avaliação Física Aplicada ao Esporte

publicado: 28/06/2022 12h41, última modificação: 30/06/2022 08h42

Os docentes do curso de Educação Física Herikson Araújo Costa e Carlos José Moraes Dias, do Centro de Ciências de Pinheiro, realizaram atividades teóricas e práticas aplicadas ao esporte no dia 25 de junho de 2022, no auditório do prédio das Licenciaturas do Centro. O curso “Avaliação Física Aplicada ao Esporte: determinação do vo2max, liminares, potência muscular e índice de fadiga” teve a finalidade de mostrar a aplicação dos métodos manipulados nas academias esportivas.

O professor Herikson Costa destacou que a iniciativa estimulou a troca de experiências sobre os métodos de avaliação voltados ao esporte, sobretudo, aqueles utilizados no cotidiano das academias esportivas. Por sua vez, o docente Carlos Dias frisou a satisfação pelo retorno às atividades presenciais. “À medida que se prepara para montar um curso como esse, buscam-se novas alternativas que vão surgindo para facilitar o processo de prática do profissional de educação física, bem como o processo de conhecimento e aprendizado dele”, afirmou Dias.

Ele também falou sobre a realização do curso por meio de doações de alimentos não perecíveis, a serem doados a instituições de Pinheiro. “A proposta de fazer um curso solidário também visa oportunizar os profissionais da região, visto que, muitas vezes, o custo da participação é alto”, acrescentou.

Saiba mais

O professor Herikson Araújo Costa é licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão e especialista em Medicina e Ciência do Esporte, com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Atualmente, é professor efetivo do Centro de Ciências de Pinheiro e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Também é colaborador no Laboratório de Adaptações Cardiorrenais ao Exercício e coordenador dos núcleos de estudos e pesquisa em “Atividade Física” e em “Atividade Física e Saúde”, nos quais desenvolve trabalhos com o objetivo de investigar o uso do exercício físico e treinamento como promotores da saúde.

Já o professor Carlos José Moraes Dias é graduado em Educação Física pela UFMA; especialista em Ciência e Medicina do Esporte, tem Residência Multiprofissional em Saúde Renal pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, com mestrado em Saúde do Adulto e da Criança e doutorado em Biotecnologia em saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia, ambos também da UFMA. Atualmente, é professor adjunto do Centro de Ciências de Pinheiro, coordenador da Liga de Afecções Renais na Área de Educação Física e do Laboratório de Adaptações Cardiorrenais ao Exercício Físico, além de membro do Comitê de Ética no Uso de Animais. Também tem formação em “Treinamento e avaliação física em populações especiais e em alto desempenho físico”; em “Investigação de pesquisa básica do carvacrol, como anti-hipertensivo”; e em “Estudo com ênfase nas variáveis cardiovasculares e renais em distintas populações”.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro

Revisão:  Jáder Cavalcante

registrado em: