Docentes do CCBL participam do Balsas Summit 2023, evento sobre o desenvolvimento da região Sul do Maranhão

publicado: 23/03/2023 10h27, última modificação: 24/03/2023 15h14
Realizado entre os dias 15 e 16 deste mês, no Auditório da Unibalsas, o evento teve por objetivo a inovação da região

Os professores do Centro de Ciências de Balsas (CCBL) da Universidade Federal do Maranhão, Jefferson Fontinele, Débora Batista e Diego Medeiros participaram, entre os dias 15 e 16, como painelistas e mediadores do Balsas Summit 2023, no Auditório da Unibalsas. O evento teve por objetivo discutir e promover o desenvolvimento da região Sul do Maranhão, por meio de palestras, mesas-redondas, workshops e painéis.

Levando em consideração o elevado potencial de crescimento da região e sua projeção em nível nacional, os professores dialogaram sobre a relevância do agronegócio, a estruturação do turismo, iniciativas de pesquisa e inovação nos portos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a visão computacional na cidade de Balsas.

Segundo Medeiros, o evento conseguiu sensibilizar o público acerca da relevância da inovação para o desenvolvimento da região Sul Maranhense e aproximar os diferentes atores da sociedade em um contexto que estimulou a formação de parcerias e projetos em conjunto.

Já o professor Jefferson enfatizou que promover a inovação é parte do compromisso institucional da UFMA. "Como professor dessa universidade é nossa responsabilidade tornar esse compromisso institucional uma realidade. O Summit Balsas 2023 foi uma dessas oportunidades de levar a UFMA ao encontro de um ambiente de promoção da inovação, além de reforçar o compromisso institucional da Universidade com a inovação. Durante o evento, divulgamos a pesquisa cientifica produzida no Câmpus Balsas. O Summit Balsas 2023 foi uma boa oportunidade de visualizar conexões entre agentes de inovação (acadêmia, empresas e poder público). Considero enriquecedor encontros de visões diferentes sobre objetivos comuns. No Summit foi possível ver diferentes pontos de vista sobre a inovação", afirmou.

Giselia Brito destacou a marcante participação do CCBL no Balsas Summit 2023. “Isso reafirma o compromisso da UFMA com a inovação e o ecossistema formado em Balsas, sobretudo, evidencia que a Universidade é a grande geradora de pesquisa e inovação no País”, completou.

Veja as fotos:

Docentes do Centro de Ciências de Balsas participam do Balsas Summit 2023 - 16-03-2023

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro