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Docentes de Comunicação criam Agência para divulgação de notícias científicas no Maranhão
SÃO LUÍS – O departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão criou, oficialmente, no dia 17, a Agência AMARCIÊNCIA, que tem o objetivo de fortalecer a divulgação de notícias — com base no jornalismo científico e na divulgação científica — de interesse das diversas áreas da ciência e da sociedade em geral.
A reunião ocorreu por meio de vídeo conferência, e estiveram presentes o vice-reitor e diretor de comunicação da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; o professor do curso de comunicação social da UFMA e idealizador da agência, Carlos Agostinho Couto; os assessores de comunicação da UEMA, Débora Souza e Alcindo Barros; a assessora de comunicação da Fapema, Leidyane Ramos Matos; o assessor de comunicação do IFMA, Makfferismar Rego; e a assessora de comunicação da UEMASul, Nícia de Oliveira Santos.
Para o vice-reitor Marcos Fábio, o projeto é importante para dar força e consistência para a produção científica no Maranhão.
“A AMARCIÊNCIA tem por meta criar uma visibilidade sistemática para o trabalho científico realizado por instituições parceiras, sendo fundamental para que possamos ocupar a mídia tanto localmente quanto nacionalmente, pautando grandes veículos de comunicação sobre a ciência desenvolvida aqui, além de dar visibilidade às pesquisas e aos cientistas”, parabenizou.
Idealizada pelo professor Carlos Agostinho Couto, a Agência tem motivação nos anseios dos pesquisadores de um modo geral e dos professores da área de comunicação social, que ansiavam pela divulgação qualificada das notícias relativas à ciência produzida no estado. Segundo ele, a divulgação até já existe, mas cada instituição prioriza — pela necessidade de prestar contas do trabalho — a disseminação das suas próprias pesquisas.
“Depois do período que passamos nos últimos 20 anos em que se investiu na qualificação dos professores de nível superior, e foram criados vários programas de pós-graduação na nossa região, acreditamos que chegou a hora do esforço pela socialização de todo o conhecimento produzido, que não pode ficar restrito às universidades e aos outros órgãos de pesquisa”, ressaltou o professor Carlos Agostinho Couto.
Inspirados na experiência da agência de Notícias da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), os membros propuseram a AMARCIÊNCIA, e a expectativa é a de que, em 2021, o projeto se consolide.
“O projeto, que surgiu no âmbito do departamento de Comunicação Social da UFMA, foi imediatamente apoiado pela Diretoria de Comunicação da Universidade, e já há conversas iniciadas com a UEMA, UEMASUL, IFMA e FAPEMA, pois a ideia da Agência é a de que ela tenha a ciência como conteúdo, independentemente de quem a esteja produzindo”, finalizou Couto.
A AMARCIÊNCIA trabalhará com os formatos disponíveis que favoreçam a disseminação de informações científicas, como impressos, audiovisuais e divulgação virtual, sempre na intenção de favorecer o acesso dos conteúdos de interesse científico a pesquisadores, professores e estudantes dos diversos níveis e da sociedade em geral, por intermédio dos meios de comunicação e de outros porventura disponíveis.
Para tanto, a criação de veículos impressos, de sítios na internet, utilização de correio eletrônico, envio de “releases” para os meios de comunicação, criação de veículos virtuais (como rádio e TV Web), manutenção de plataforma para webinários e debates, entre outras ações, estarão entre as opções à disposição da Agência.
Revisão: Jáder Cavalcante
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 23/12/2020 20:09