publicado: 18/07/2022 14h57, última modificação: 18/07/2022 15h02
Docentes da UFMA participarão de mesa temática durante seminário de sociedade e cultura, em Teresina.jpg

No período de 10 a 12 de agosto, serão realizados, em Teresina (PI), o Seminário Internacional Independências dos Brasis e o I Seminário Interdisciplinar em Sociedade e Cultura, que têm por objetivo promover debates em torno do projeto de Independência dos Brasis, com ênfase nas questões relacionadas à construção de territórios e fronteiras regionais, as independências do mundo atlântico, portuguesa, espanhola e francesa, escravização e liberdade.

Como parte da programação, no dia 12, a UFMA estará representada pelos professores Antônio Alexandre Isídio Cardoso, do curso de Licenciatura em Ciências Humanas – História; e Marcelo Domingos Sampaio Carneiro, do Departamento de Sociologia e Antropologia, que participarão da mesa temática “Terra e Liberdade: as experiências históricas no Norte e Nordeste do Brasil”, e pela professora Soraia Sales Dornelles, do programa de Pós-graduação em História, que estará na mesa temática “Povos indígenas: experiências nos Brasis”.

Além da participação em mesa temática, o professor Alexandre Cardoso, também coordenará, no dia 12, um dos simpósios temáticos apresentados. “Serão debatidos muitos temas importantes para a historiografia brasileira, com pesquisadores de diversas instituições, atentos ao contexto da nossa formação como nação”, afirmou Cardoso.

Os seminários são uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Universidade Estadual do Piauí, em parceria com o Centro de História da Universidade de Lisboa, e os Programas de Pós-Graduação em História das Universidades Estadual do Maranhão e Federal do Pará.

As inscrições para ouvintes em minicursos e oficinas foram prorrogadas até o dia 24, e serão realizadas no site do evento. As atividades ocorrerão de forma semipresencial, sendo as conferências e mesas-redondas presenciais, com transmissão pelo canal do Núcleo de Estudos e Documentação em História, Sociedade e Trabalho da UESPI, no Youtube, e os simpósios temáticos, que ocorrerão no segundo e terceiro dia, de forma remota, por meio do Google Meet.

Os profissionais das diversas áreas do conhecimento como História, Sociologia e Literatura vão se reunir durante os dois primeiros dias e abordarão o tema do bicentenário da Independência do Brasil sob diferentes aspectos e com olhar atento para as construções do país, como questões políticas, culturais e econômicas.

Confira a programação do I Seminário Interdisciplinar em Sociedade e Cultura dos Brasis

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro