Docentes da UFMA participam de II Seminário Nacional de Estudos Linguísticos do PROCAD UFMA-UFT-UFSC

publicado: 22/12/2023 11h18, última modificação: 22/12/2023 20h19
Docentes da UFMA participam de II Seminário Nacional de Estudos Linguísticos do PROCAD UFMA/UFT/UFSC

“Uma experiência como essa sempre traz frutos, não só do ponto de vista teórico e metodológico, mas também do ponto de vista afetivo. As pessoas que se envolvem nesses projetos saem, de algum modo, diferentes, devido ao contato intelectual, das trocas culturais, do convívio com os outros. Isso é muito importante para o perfil da sociedade plural em que nós vivemos”. A experiência da qual a autora dessa fala, a professora Mônica da Silva Cruz, refere-se é o “II Seminário de Estudos Linguísticos do PROCAD UFT-UFMA-UFSC: percursos trilhados e horizontes futuros”, iniciativa que conta com a proposta de estreitar relações entre as Federais do Maranhão, Tocantins e Santa Catarina.

Realizado no Câmpus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Florianópolis, o evento híbrido ocorreu de 6 a 8 de dezembro e foi dividido em quatro eixos temáticos – Análise e Descrição Linguística; Linguística Aplicada; Libras; e Análise do Discurso. 65 apresentações virtuais de comunicação oral compuseram a programação que objetivou a democratização de pesquisas, estudos e explanações voltadas para o Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD), com destaque para o campo da diversidade da língua na região da Amazônia Legal.

Ao lado da professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLETRAS) Mônica Cruz, também estavam as docentes Georgiana Márcia Oliveira Santos e Ilza do Socorro Galvão Cutrim, representando o Estado do Maranhão em um projeto que, a cada edição, valoriza cada vez mais o ensino, a pesquisa e a extensão de diferentes instituições.

Assumindo o posto de coordenadora local do Procad-Amazônica e porta-voz da comissão de professores do PGLETRAS, Mônica explicou que os trabalhos apresentados pelos docentes das três Universidades foram voltados às temáticas locais e regionais, o que representa um perfil que deseja continuar desenvolvendo estudos voltados para a realidade local, de forma a ampliar a rede de conhecimentos sobre a Amazônia.

Sobre o curso do evento e as perspectivas como pesquisadora, Cruz explica: “Eu penso que é exatamente o meu objetivo e de todo o PROCAD, formar uma rede de relações entre essas instituições de ensino, entre professores e alunos, para que esse projeto seja levado adiante. Essa ideia ainda vai frutificar bastante, reverberar e ressonar em outras formas de parcerias”, finalizou Mônica.

Procad

O Procad-Amazônica tem o objetivo de apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa em instituições distintas, que aprimorem a formação em pós-graduação com vista à melhoria das notas dos programas de pós-graduação acadêmicos, vinculados às instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa do Estado do Maranhão e dos estados da Região Norte.

Por: Júlio César

Produção: Sarah Dantas