Docente realiza palestra sobre capacidade do Maranhão para geração de energia solar e eólica na Expo Indústria 2022

publicado: 01/06/2022 13h59, última modificação: 01/06/2022 21h18

O professor Denisson Queiroz Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (Elee) da Cidade Universitária Dom Delgado, realizou a palestra “Projeto Eosolar – Mapa eólico e solar do Maranhão” na Expo Indústria 2022, evento realizado em São Luís, no Multicenter Sebrae, entre os dias 26 e 29 de maio.

O docente palestrou sobre a capacidade de geração dessas energias renováveis por parte do Maranhão: “Sempre houve o senso comum de que existem essas energias, mas ninguém conhece o real potencial maranhense. É importante essa medição para podermos atrair novos investimentos na área e também como forma de planejamento energético do estado”.

O projeto Eosolar visa contribuir ainda diretamente para a matriz de energia limpa no Brasil, que cresceu muito nos últimos anos. Segundo dados do Governo Federal, o país bateu recorde na geração de energia eólica, atingindo 21 gigawatts em janeiro de 2022. Isso colocou o país entre os cinco maiores produtores desse tipo de energia no mundo, atrás apenas de China, Estados Unidos, Vietnã e Reino Unido.

Já em energia solar, o Brasil ultrapassou pela primeira vez a marca de 14 gigawatts de potência operacional. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), esse número é superior à produção da usina hidrelétrica de Itaipu. Em geral, a energia solar já ultrapassou a produção de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis e atingiu o sexto lugar na fonte de geração energética brasileira.

Saiba mais

Em março, foi lançada a plataforma Eosolar, que consiste no primeiro mapa digital interativo sobre o potencial de geração de energia eólica e solar do Maranhão, baseada em pesquisa executada pelo Instituto de Energia Elétrica (IEE) da UFMA, com investimentos da Equatorial Energia e Gera Maranhão e em parceria com a Agência Nacional de Energia (Aneel) e a empresa Camargo Schubert.

Veja mais informações sobre a plataforma Eosolar

Por: Kaio Lima

Produção: Bruna Castro