Notícias

Docente integra comissão organizadora de livro sobre dez anos da lei de acesso à informação

publicado: 17/05/2022 14h18, última modificação: 17/05/2022 22h18
Docente integra comissão organizadora de livro sobre 10 anos da lei de acesso à informação.jpeg

Em comemoração aos dez anos de implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI), será lançada, nessa quarta-feira, 18, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a obra 10 anos da Lei de Acesso à Informação: limites, perspectivas e desafios. O livro, realizado em parceria com Intercom e Compolítica, traz discussões sobre os resultados da Lei, os riscos e a necessidade de aperfeiçoamento, reunindo artigos e entrevistas de mais de oitenta autores das instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Exterior. A obra é organizada por catorze docentes de diversas universidades do País e associações de pesquisa, entre eles, a professora do Departamento de Biblioteconomia da UFMA Dirlene Barros.

Antes do lançamento, haverá uma audiência pública proposta pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) sobre o tema. Estão entre os convidados o ex-ouvidor Geral da União José Eduardo Elias Romão; a reitora da UnB, Márcia Abrahão, e o jornalista, ex-presidente e atual membro do Conselho Curador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Fernando Rodrigues.

Para Dirlene, os dez anos da Lei de Acesso à Informação no Brasil representa um importante mecanismo de luta da manutenção do Estado Democrático de Direito. "Essa obra é resultado dessa luta, da legitimação da ciência na busca pela garantia do direito do cidadão em ter acesso à informação pública e exercer o controle social sobre as ações e escritas do Estado", afirmou.

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: