Docente escreve livro sobre o ensino de práticas e metodologias interdisciplinares para alunos dos anos finais do ensino fundamental

publicado: 24/03/2023 12h32, última modificação: 24/03/2023 18h43

Será lançado, no mês de julho, o livro "Métodos e Prática de Ensino em História", escrito pelo professor Welton Vale Pereira, como resultado de seu trabalho de monografia. A publicação avaliou o Seminário Interdisciplinar de Incentivo à Pesquisa, projeto que tem por objetivo formar alunos pesquisadores e entender o papel do professor pesquisador e da escola nos projetos.

O docente comenta que a proposta da obra é importante para a compreensão do espaço onde esse projeto está inserido, como uma investigação sobre o bairro do Anjo da Guarda, estudando o seu processo de formação e a importância da implantação de um projeto nessa escala para, como explica, desenvolver não só um pensamento científico, mas dar uma resposta social a toda a comunidade que se faz presente no bairro.

Além disso, no trabalho, também ressaltou a importância de dar voz aos estudantes e estimular a pesquisa desde o ensino básico, para que, nas palavras do autor, esses estudantes se tornem eternos aprendizes. “O aluno deve ser visto como ser pensante, capaz de fazer interferências positivas para sua própria formação, e deve ser reconhecido como sujeito histórico que constantemente desenvolve competências, habilidades e significativas ações que são capazes de mudar o espaço onde está inserido”, afirmou.

Além disso, Welton afirma que uma escola que tem objetivo de formar alunos que fazem a diferença deve atuar com projetos em suas metodologias de ensino, abordando não apenas projetos comuns, mas pesquisas que possam trazer à luz do dia algo novo com base no que se tem, provocando no aluno o desejo de cuidar, criar e inovar. “Dessa forma, o aluno poderá ver-se como cidadão que constrói e participa em todo o processo de aprendizagem com autonomia, compreendendo a importância do planejamento, organização e da avaliação no processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, também analisou o seu fazer como professor e pesquisador do projeto. “Devo sempre me indagar, buscar e deleitar-me à pesquisa e ao ensino, como pontua Dewey, Freire, Rüsen. O chão da sala de aula é onde tenho minhas experiências e com base nele se constitui o projeto e as inovações necessárias para constituição de um bom processo de ensino-aprendizagem”, finalizou.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro