Docente do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA é prestigiada com defesa de memorial

publicado: 13/03/2024 12h31, última modificação: 13/03/2024 12h31

Na última segunda-feira, 11 de março, a professora titular Rozuila Neves Lima, docente do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizou a defesa de memorial acadêmico, que é um dos momentos mais importantes para um professor do magistério superior, para a promoção ao nível mais alto da carreira universitária. Na cerimônia, o candidato resume sua trajetória de vida dedicada à educação.

Para a UFMA, a defesa do memorial da professora enobrece a Universidade pois se trata da primeira mulher do Departamento de Turismo e Hotelaria a lograr tão alto nível da carreira do Magistério Superior. A comissão especial organizada para avaliar o desempenho da docente contou com a presença do professor Agenor Almeida Filho, do IFMA; da professora Honorina Maria Simões Carneiro, do IFMA; da professora Maria Goretti da Costa Tavares, da  UFPA, e Lucilinda Ribeiro Teixeira, da UNAMA.

Rozuila explica como foi sua defesa e a avaliação do seu desempenho como docente da UFMA junto da sensação de alcançar tal posição e honra da instituição: “Primeiro temos que ter a consciência de que é uma prestação de contas consigo e com a Universidade. Sua contribuição com o ensino, a pesquisa e a extensão, embora a instituição tenha o conhecimento como norte das suas ações, mas é necessário contribuir com a face administrativa, é a parte que move os indicadores de crescimento e desenvolvimento da instituição”.

E acrescenta: “Nessa busca do caminho percorrido identificamos, por grama de papel, os impactos da nossa atuação para com os nossos discentes e a Universidade. Existe um parâmetro que rege esse processo com a validação de uma resolução para compor sua pontuação. Não é fácil, e não se cobre, e não se compare. Cada memorial, cada história é única. Por exemplo, como mulher, se você não tem filhos e não tem uma rede de apoio que permita você se envolver mais em muitas ações, em viajar para realizar pesquisas fora, não se cobre. Crie estratégias, use o tempo a seu favor, faça parcerias nas suas pesquisas. Defender um Memorial é apenas um momento de reflexão para avaliar se fizemos a escolha certa, quanto ainda podemos fazer para contribuir e impactar vidas: sempre o aluno como foco. Nessa missão de ser professor, educador, o outro é o coadjuvante desse processo”.

Sobre o processo de defesa, a professora afirma que iniciou com a organização de documento e ainda destaca a importância de guardar todos os seus documentos comprobatórios relacionados a vida acadêmica, ela ainda pontua que a diretoria do Centro de Ciências Sociais (CCSO), onde o departamento de Turismo e Hotelaria está inserido, foi cuidadosa com a parte administrativa do processo com a emissão de portarias e contato com os membros da banca, além da reitoria que pontualmente emitiu documentos para completar a fase do protocolo do processo, bem como a eficiência do NTI.

A docente ainda fala sua trajetória até o presente momento em receber a defesa do memorial de professora titular e como isso impactou na sua vida profissional: “No meu caso particular, obtive esse título muito cedo, sendo a primeira do meu Departamento, Turismo e Hotelaria, em um curso com 37 anos de criação.  Estou há 19 anos na UFMA.  É uma responsabilidade no sentido de que tenho mais anos pela frente e definir mais ações de modo a contribuir com essa instituição que me acolheu. Ficarei com um marco de ser a primeira, o que faz ter uma importância na minha vida profissional. Não cheguei aqui sozinha. Muito dessa rapidez foi o fato de além de ter entrado na UFMA já graduada em Doutora, em 2005, essa instituição me proporcionou oportunidades por meio de editais e suporte logístico para realização de minhas pesquisas. Encontrei muitos colegas parceiros, bem como a gestão de excelência dos chefes e coordenadores do curso. O que faz o nosso curso ter nota máxima 5 pelo ENADE ininterruptamente desde 2018”.

Por: Karina Soares