Docente do Centro de Ciências de Chapadinha desenvolve aplicativo educativo sobre titulação

publicado: 23/03/2023 11h49, última modificação: 23/03/2023 16h21
A ferramenta pode ser baixada gratuitamente por estudantes e profissionais das áreas de ciências exatas e agrárias, via Play Store

O professor do Centro de Ciências de Chapadinha (CCCH) da Universidade Federal do Maranhão Pedro Augusto de Oliveira Morais desenvolveu o aplicativo educativo “Titulação!”, para estudantes e profissionais das áreas de ciências exatas e agrárias. A ferramenta apresenta, de forma simples e clara, os principais conceitos da titulação, o procedimento químico que visa determinar a concentração ou quantidade de um composto em uma amostra.

No aplicativo, o usuário poderá se informar sobre o procedimento teórico da titulação, familiarizar-se com os termos técnicos e se orientar acerca das exigências matemáticas. Também dispõe de uma ferramenta que permite calcular a concentração da substância química analito, assim, também poderá ser utilizado para cálculos de amostras reais.

Segundo Morais, um dos pontos mais desafiadores é realizar cálculos matemáticos. “Podemos, por exemplo, determinar o teor de carbono no solo ou a concentração de ferro na água. Para isso, realiza-se uma reação química com o analito, isto é, o composto químico que se deseja quantificar e uma solução de concentração conhecida”, exemplificou.

Por meio das informações geradas pela titulação, foi realizada a determinação da concentração. Ao fornecer algumas informações sobre o contexto do procedimento analítico, a ferramenta soluciona questões matemáticas e, por conseguinte, devolve o resultado.

O docente relatou que reconhece a dificuldade em compreender os conceitos, termos técnicos e embasamento químico da titulação desde a sua graduação. “Na docência, continuo observando essas mesmas dificuldades enfrentadas pelos estudantes, na base teórica e nos cálculos matemáticos. Diante disso, surgiu a ideia de lançar um aplicativo gratuito com explicações simples, sobretudo, que facilitasse os exercícios de discentes”, pontuou.

Baixe o aplicativo gratuitamente na Play Store

Por: Lucas Araújo