Docente do Câmpus São Bernardo participará do IV Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte

publicado: 30/03/2023 11h40, última modificação: 30/03/2023 14h29

A professora Janine Alessandra Perini, do Centro de Ciência de São Bernardo (CCBS), da Universidade Federal do Maranhão, junto com as docentes Consuelo Schlichta, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Fernanda Camargo, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), coordenará a Mesa 1 de tema “Os Conteúdos de Arte e a Organização da Prática Escolar”, no IV Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Arte. O evento ocorrerá na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), entre os dias 19 e 22 de abril.

O evento é promovido pelo Observatório da Formação de Professores, no âmbito do projeto "Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina". Essa ação, que tem por objetivo discutir os diversos aspectos constituintes da conjuntura de formação docente em artes visuais, teve início em 2011 e, atualmente, é composto por pesquisadores de dezesseis instituições de ensino superior da América Latina.

O IV Encontro também engloba o III Ciclo de Debates Formação e Arte nos Processos Políticos Contemporâneos e o I Encontro Nacional de Arte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP), com a realização de palestras, mesas e apresentações de trabalhos científicos.

Janine Alessandra comentou que as expectativas para o encontro são altas e que o evento serve para debater a arte nas diversas dimensões da formação humana, aprofundando discussões nas relações de ensino e aprendizagem, na formação de professores, nas relações estéticas e políticas do campo escolar.

A docente explica que a temática “Os Conteúdos de Arte e a Organização da Prática Escolar” vai tratar de políticas públicas, metodologias, conteúdos para a construção de um ensino de arte voltado para uma sociedade democrática, antirracista e que articula a prática social com o conhecimento artístico e científico acumulados historicamente.

A programação completa está disponível no site do IV Encontro

Por: Layane Garcêz