Notícias

Docente do câmpus de Imperatriz representa a UFMA e o Brasil em evento internacional de saúde pública

publicado: 17/12/2020 00h00, última modificação: 31/12/2020 16h44

IMPERATRIZ - As fronteiras da UFMA não param de ser vencidas. As parcerias interinstitucionais seguem as mesmas diretrizes de interiorização promovidas pela Universidade. Nesse contexto, o câmpus de Imperatriz, representado por uma docente do curso de Enfermagem, publica uma pesquisa que desenvolve os aspectos de recursos humanos na gestão da saúde pública, sendo a professora, a única de todo o país a participar de um encontro internacional.

 O evento, promovido pela Organização Mundial da Saúde, lança uma edição da Revista Panamericana de Saúde Pública. A publicação trata sobre os estudos de recursos humanos na saúde pública. Durante o evento, foram apresentados trabalhos e discussões editoriais sobre a saúde pública em países subdesenvolvidos, que foram fomentados ao longo de um dia inteiro de exposições acadêmicas.

O Brasil foi representado pela professora do curso de Enfermagem, câmpus de Imperatriz, Maria Neyrian de Fátima Fernandes. Ela apresentou os resultados da sua pesquisa sobre a atenção primária e a combinação de tarefas do enfermeiro e de profissionais correlatos à saúde no processo de suporte primário no sistema de saúde público.

A professora ressaltou a importância da parceria com o órgão de pesquisa. “A nossa participação em eventos desse nível mostra o potencial que temos de internacionalizar e de articular com outros países. A participação da UFMA é um ganho importante para as universidades do Nordeste. A OMS - OPAS é a agência global de saúde pública para melhorar a saúde e a qualidade de vida das populações”, afirmou a pesquisadora, que é a única docente que representa o Brasil, e a segunda que representa a América do Sul, ao lado de Zulma Ortiz, pesquisadora da Argentina.

Fatos como esse asseguram a política de internacionalização da UFMA em todos os nove câmpus. O evento aprimora políticas de desenvolvimento na formação de discentes dos dois cursos de saúde em Imperatriz, bem como a qualificação de docentes pesquisadores e sobressai a atividade de investigação científica assistida pela UFMA, conforme relatado por Neyrian, que foi assistida durante todo o processo da pesquisa.

A pesquisa, intitulada Combinação de tarefas do enfermeiro e de outros profissionais na atenção primária em saúde: uma revisão sistemática, realizada pela professora, está disponível no Repositório Institucional da OPAS.

Produção: Laís Gomes
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Carllos Alcântara
Última alteração em: 17/12/2020 18:48