Docente de Letras Ilza Galvão defende memorial e ascende ao cargo de professora titular

publicado: 10/11/2022 13h28, última modificação: 10/11/2022 14h52

No dia 7 de novembro, foi realizada a defesa pública do memorial descritivo da professora Ilza do Socorro Galvão Cutrim, docente do Departamento de Letras, que ascendeu à categoria de professora titular da UFMA. A cerimônia ocorreu de forma on-line, por meio da plataforma Google Meet, com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA.

“Eu aprendi que a vida é feita de começos”, disse a professora Ilza durante a cerimônia. A professora começou falando sobre sua infância simples vivida na cidade de Viana, no interior do Maranhão, lugar onde deu início à pratica de docência, ministrando aulas de Língua Portuguesa a alunos de quinta a oitava séries.

Ilza Galvão construiu, em sua carreira acadêmica, graduação em Licenciatura Plena em Letras pela UFMA, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Francesa e Literaturas de Língua Francesa; e mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Araraquara).

Atualmente, ministra e orienta pesquisas em nível de graduação no Departamento de Letras e no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras).  É vice-líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Discurso do Maranhão (GPELD) e coordenadora do Projeto de Extensão Entretextos, em que sua pesquisa envolve questões relacionadas a discurso, sujeito, poder no espaço urbano.

A banca examinadora que admitiu Ilza como professora titular foi composta pelos professores Marisa Gama-Khalil, Nilton Milanez, Agenor Almeida Filho e Veraluce da Silva Lima. A professora Marisa Gama-Khalil, do curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia, parabenizou a professora por sua trajetória acadêmica e citou as dificuldades da pandemia. “De fato, Ilza escrever a memória de uma vida, em tempos em que a vida se extingue ao nosso redor, é uma tarefa dificílima, mas eu digo, Ilza, que você conseguiu cumpri-la muito bem”, disse, na transmissão.

Nilton Milanez, professor da Universidade do Estado da Bahia, presente na banca examinadora, elogiou a docente pelo crescimento das pesquisas no campo da linguística e análise do discurso. “O seu percurso todo serve como uma ancoragem para novas pesquisas”, afirmou.

O professor Agenor Almeida Filho, do Instituto Federal do Maranhão, destacou a diversidade da trajetória acadêmica da professora Ilza Galvão e falou sobre a importância de sua contribuição no desenvolvimento de programas de extensão como o projeto “Entretextos” e “Prata da Casa”.

Ao final da apresentação, a docente da UFMA agradeceu a todos os presentes e as contribuições de seus professores, amigos e familiares em sua vida. “Chegar aqui, neste momento, é uma soma de todos vocês, de todos os que passaram pela minha vida, e o que eu sou hoje”, concluiu.

Assista à cerimônia completa no Canal Institucional da UFMA no Youtube:

Por: Marcos Augusto

Produção: Alan Veras