Docente de Biblioteconomia discorre sobre ferramentas para acervos digitais em evento do Banco de Imagens do Departamento de Comunicação Social

publicado: 16/12/2022 14h46, última modificação: 16/12/2022 20h17
Ministrada pelo professor Roosewelt Silva, a palestra “Ferramentas para Acervos Digitais” ocorreu na quarta-feira, 14, no Anfiteatro de Comunicação Social do Centro de Ciências Sociais

Como atividade de encerramento das ações formativas deste ano, o projeto de extensão “Banco de Imagens do Departamento de Comunicação Social da UFMA” realizou a palestra “Ferramentas para Acervos Digitais” na quarta-feira, 14, no Anfiteatro de Comunicação do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão. O evento teve por objetivo discutir sobre ferramentas digitais para a gestão e o gerenciamento de acervos on-line em processos que facilitem o acesso do público em repositórios digitais.

A palestra foi ministrada pelo doutor em Informática da Educação e professor de Tecnologia da Informação do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, Roosewelt Lins Silva. No encontro, o palestrante abordou os principais procedimentos das ferramentas para o planejamento de acervos digitais. Também estabeleceu as etapas mais importantes entre mapeamento de requisitos, arquitetura da informação e implantação de plataforma.

Logo em seguida, apresentou os softwares livres Tainacan e Omeka, a fim de incrementar e personalizar as interfaces dos repositórios e exposições virtuais, por meio de elaboração de metadados, filtros customizáveis e outras funcionalidades que facilitam a busca por informações em sites de acervos. No caso do Tainacan, ressaltou que se trata de uma ferramenta formulada por universidades brasileiras, sendo, portanto, resultado de um conhecimento científico local que pode ser expandido em outras instituições, como a UFMA.

Roosewelt também apontou a importância do uso dessas ferramentas em iniciativas públicas, privadas e do terceiro setor no Maranhão, além de falar sobre outros projetos acadêmicos que utilizam esses softwares. No Maranhão, citou o caso das partituras de João Mohana, organizadas em uma coleção no Arquivo Público do Museu de Alcântara e, em âmbito nacional, citou o site do Museu do Índio.

Segundo a professora e coordenadora do projeto de extensão, Patrícia Azambuja, as ações planejadas ao longo do semestre consolidam conhecimentos fundamentais, com o intuito de ajustar os fundamentos básicos para um banco de imagens próprio dos cursos de Comunicação Social do Câmpus São Luís. A docente ressaltou a função pedagógica do projeto na formação profissional de estudantes e outras pessoas interessadas no tema. “O Banco de Imagens objetiva estimular a percepção ampliada do campo de trabalho com imagens e, ainda, as inúmeras possibilidades de inovação na área”, completou.

Saiba mais

As ações extensionistas da primeira etapa do projeto serão estabelecidas durante doze meses, com ênfase na concepção e no planejamento de um conjunto de estratégias vinculadas à criação de um repositório digital de conteúdo imagético, que reunirá as produções dos cursos de Comunicação Social da Cidade Universitária Dom Delgado, em Rádio e TV, Relações Públicas e Jornalismo. A plataforma, que visa ser construída a partir do segundo semestre de 2023, tem por proposta disponibilizar acervo imagético e servir de suporte para demandas sociais emergentes do curso.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro