Docente da UFMA ministrará, em agosto, simpósio no Seminário Internacional Independências dos Brasis e no I Seminário Interdisciplinar em Sociedade e Cultura

publicado: 09/05/2022 12h05, última modificação: 09/05/2022 15h21

O docente Antônio Alexandre Isidio Cardoso, do Câmpus de Codó, ministrará, junto com o professor Davi Avelino Leal, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o “Simpósio Temático 12: Trabalhos, conflitos e sociabilidades nos sertões do norte do império”. A conferência faz parte do Seminário Internacional Independências dos Brasis e do I Seminário Interdisciplinar em Sociedade e Cultura, eventos simultâneos que serão realizados nos dias 10, 11 e 12 de agosto, em Teresina, capital do Piauí.

O Simpósio Temático 12 tem por objetivo articular e discutir problemas relacionados aos sertões do norte do império no Brasil do século XIX, uma vez que as territorialidades que atualmente correspondem à Amazônia e ao Nordeste guardam muitas interconexões constituídas por meio de experiências de migração, implementação de projetos coloniais, políticas indigenistas e regulação dos mundos do trabalho sob a óptica da escravização e controle dos necessitados. Busca ainda acolher propostas que busquem dialogar com experiências de múltiplos agentes sociais em situação de tensão.

O Seminário Internacional Independências dos Brasis e o I Seminário Interdisciplinar em Sociedade e Cultura reunirá profissionais de áreas como história, sociologia e literatura, abordando o bicentenário da Independência do Brasil sob diferentes aspectos, com olhar atento para as construções do Brasil em relação a questões políticas, culturais e econômicas. Os eventos terão ainda conferências e mesas-redondas de forma presencial, além de simpósios temáticos realizados via Google Meet.

Os Seminários buscam também debater o projeto de “Independência dos Brasis”, com ênfase nas questões relacionadas à construção de territórios e fronteiras regionais; as independências do mundo atlântico, entre países de língua portuguesa, espanhola e francesa; e a escravização e liberdade. O evento é integrado ao Calendário de Comemoração do Trincentésimo Aniversário da Capitania do Piauí e Duocentenário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.

Para mais informações e realização da inscrição, acesse o site do evento.

Saiba mais

Os Seminários fazem parte de uma iniciativa que conta, além da Universidade Federal do Maranhão, com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura (PPGSC) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi); com o Centro de História da Universidade de Lisboa, do Programa de Pós-Graduação em História (PPHist) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema); com o Programa de Pós-Graduação em História (PPHist) da Universidade Federal do Pará (UFPA); e com a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Por: Kaio Lima

Produção: Bruna Costa