Notícias

Docente da UFMA conquista primeiro lugar no Prêmio Literário da Academia Ludovicense de Letras, com a obra “Veritas (Contos do cotidiano)”

publicado: 09/11/2022 13h46, última modificação: 10/11/2022 10h22

O vice-reitor e professor do curso de Jornalismo do Câmpus Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos, conquistou o primeiro lugar da categoria “Contos” do Prêmio Literário da Academia Ludovicense de Letras (ALL), com a obra “Veritas (Contos do cotidiano)”. A cerimônia de premiação, que entregará menção honrosa e o prêmio em dinheiro ao primeiro e ao segundo colocado ocorrerá no sábado, 12 de novembro, no auditório do Palácio Cristo Rei, Praça Gonçalves Dias, São Luís.

“Veritas (Contos do cotidiano)” reúne 26 contos que narram a vida de personagens ficcionais, mas que se assemelham com a vida de qualquer pessoa vivendo seus dramas cotidianos: as angústias, decisões, os desenlaces, as saudades, traições, os assassinatos, a violência, o amor e as intrigas. “Nada diferente do que vemos no Instagram todos os dias”, diz o professor Marcos Fábio.

O docente conta que veritas, palavra de origem latina que dá título à obra, significa verdade, daí o cerne do livro: o que se vive, seja real ou imaginário, é a verdade da vida de cada pessoa.

Saiba mais

O Prêmio Literário da Academia da ALL tem por objetivo estimular a produção literária na população maranhense e com isso manter viva uma das maiores tradições da capital maranhense, que é a riqueza de produções no campo da literatura.

Compondo a mesa de jurados do concurso estão alguns dos mais importantes nomes da literatura nacional: Carlos Nejar, Adriano Espindola, Antônio Cícero, Cristóvão Tezza, Salgado Maranhão, além de célebres acadêmicos maranhenses.

Marcos Fábio Belo Matos, que adota o pseudônimo de Crisóstomo, começou sua trajetória literária investindo no campo da poesia, com o livro Anonimato, publicado em 1990. De lá para cá, o poeta se tornou um pesquisador de renome da área de comunicação e um ficcionista aficionado pela literatura maranhense e brasileira. É membro da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Bacabalense de Letras.

Por: Marcos Augusto

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

Foto: Karla Costa

registrado em: