Docente da UFMA conquista o Prêmio Professor Samuel Benchimol em primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica

publicado: 28/11/2023 16h37, última modificação: 29/11/2023 08h47
Professor conquista o Prêmio Professor Samuel Benchimol em primeiro lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica.

O professor e pesquisador do Departamento de Tecnologia Química da UFMA Victor Elias Mouchrek Filho recebeu, em cerimônia realizada no dia 24, em Manaus, o 1º lugar no Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, na categoria Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, com o projeto “Estudo químico e avaliação das atividades biológicas do óleo essencial da Aniba roseadora Ducke".

O prêmio foi instituído em 2004 e tem por objetivo reconhecer projetos, instituições, empresas e personalidades que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, nas áreas ambiental, econômica, social ou tecnológica.

Como explica o professor, a Aniba Rosaedora Ducke, ou pau-rosa, objeto de sua pesquisa, é uma espécie da região amazônica com valor comercial atribuído ao seu óleo essencial, rico em linalol, utilizado na indústria de perfumaria, e seu óleo ocupou o terceiro lugar na pauta da exportação da região amazônica nos anos 40. O óleo pode ser obtido pela destilação de suas folhas, de seus galhos, madeira e raízes e é utilizado como fixador na indústria de perfumes. Seus frutos, quando produzidos, sofrem grande pressão de predadores, dificultando sua propagação.

“Essa espécie poderia ser usada por pequenos agricultores para o enriquecimento de suas florestas e servir como fonte alternativa de renda com a produção de óleo essencial de maneira sustentável.  Os objetivos principais do estudo foram extrair o óleo essencial do pau-rosa a partir de galhos e folhas, promover o estudo químico e avaliar as atividades larvicidas, fungicidas e bactericidas in vitro do óleo essencial frente a larvas de mosquito Aedes aegypti, fungos e bactérias, respectivamente. O que se pôde observar é que o óleo essencial mostrou potencial biológico para todas as atividades testadas”, analisou o professor.

O professor conta que essa premiação é um reconhecimento de um trabalho de uma vida toda, e, em suas palavras, é uma homenagem que o deixou muito honrado e emocionado. “Primeiro, por eu ser professor, assim como era o professor Samuel Benchimol, e, além disso, a questão do desenvolvimento sustentável sem impacto ambiental, visando à melhoria da qualidade de vida, são metas que tenho por principais objetivos de trabalho. É uma grande alegria e privilégio trabalhar no que gostamos e ainda ser premiado por esse trabalho, que foi sempre realizado com muita dedicação e perseverança", afirmou.

Sobre o professor

O Professor Victor Mouchrek é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão, em 1995. Mestre em Química pela Universidade de São Paulo, em 1997, e doutor em Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade da Universidade de São Paulo, em 2000. Possui pesquisas em extração, purificação, identificação, quantificação e avaliação de atividades biológicas e industriais de óleos essenciais.

Atualmente, é coordenador do Laboratório de Pesquisa e Aplicação de Óleos Essenciais da UFMA, Professor e Orientador dos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA) e de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e também membro efetivo da Academia Maranhense de Ciências, ocupante da cadeira de nº 36. Na Universidade, já exerceu a função de chefe de departamento. Sua produção científica contém artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro