Doação de brinquedos e apresentações musicais marcam ações de Natal no HU-UFMA

publicado: 21/12/2021 10h19, última modificação: 21/12/2021 20h45

Os olhares entusiasmados das crianças que aguardavam atendimento no Laboratório de Análises Clínicas, a emoção dos pacientes da Hemodiálise, a alegria dos pequenos do Ambulatório e da Internação Pediátrica, a gratidão da família dos bebês da UTI neo e das crianças da UTI pediátrica são ações e sentimentos que impulsionam cada uma das atividades pensadas com carinho para levar um pouco mais de leveza a tantos pacientes internados ou em atendimento no Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Na manhã de hoje, 17, uma ação voltada para todo esse público deixou o dia mais alegre e encantador. Ao som de muita música e brincadeira, foram entregues presentes a todas as crianças, além de kits de higiene pessoal nas UTIs e cestas básicas na Hemodiálise. Essa atividade foi fruto de uma parceria com o grupo Mateus por meio do projeto “Natal Social”, que deu um toque especial neste ano, possibilitando uma doação mais significativa, a qual proporcionou que todas as crianças presentes no hospital pudessem ser contempladas.

Lucas Dias, analista do Setor de Responsabilidade Social do Grupo Mateus, ressaltou a importância da ação. “Estamos muito felizes em poder participar de uma ação tão grandiosa e levar alegria para tantas crianças e famílias. Para nós, é uma honra.”

O chefe do Setor de Governança, Álvaro Andrade, agradeceu a parceria e parabenizou o empenho de todos os envolvidos. “Nosso sentimento é de gratidão. É uma alegria para toda a gestão possibilitar um dia tão intenso de boas ações, e tudo isso só é possível graças às fortes parcerias.”

Além da ação de entrega de presentes, houve também uma apresentação da banda do 24º Batalhão Infantaria de Selva, que abrilhantou ainda mais a manhã de hoje. Eles se apresentaram na entrada da Unidade Presidente Dutra para os colaboradores e pacientes que estavam no local e depois seguiram com a apresentação pelos corredores para os pacientes internados.

Ao longo das últimas semanas, muitas atividades voltadas para o período natalino foram desenvolvidas no hospital, a exemplo da Unidade do Rim, que promoveu uma linda festa de Natal para os pacientes da Hemodiálise com apresentação de coral, distribuição de lanches e cestas básicas. Já as gestantes das enfermarias da Obstetrícia de Alto Risco participaram de oficinas terapêuticas com temas de confecção de enfeites natalino, tendo o objetivo de minimizar os efeitos negativos relacionados ao processo de internação (como estresse, preocupação, medo e ansiedade) e assim promover relaxamento e maior bem-estar psicossocial.

Foi realizada também a última reunião de chefias e colaboradores do ano e a II Solenidade da Gratidão em um formato especial como forma de agradecimento a todos os colaboradores pelo ano de 2021 e em especial aos que estão se desligando do hospital, após terem contribuído com muita dedicação durante o auge da pandemia. Ao longo do evento, que foi realizado na última quinta-feira, 16, no formato on-line, houve uma palavra de esperança, apresentações de vídeos e sorteios de brindes.

Publicado originalmente em 17/12/21, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário