Divulgados os editais de seleção de discentes para Pibid e Residência Pedagógica

publicado: 18/10/2022 12h44, última modificação: 18/10/2022 16h00

Estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP). As inscrições podem ser efetuadas até o dia 3 de novembro deste ano.

As vagas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência serão ofertadas nos câmpus de Bacabal (100), Chapadinha (20), Codó (40), Grajaú (40), Imperatriz (40), Pinheiro (80), São Bernardo (80) e São Luís (200). O público apto a se inscrever no programa são os alunos vinculados aos cursos de licenciatura indicados na tabela 01 do Edital Nº 116/2022 Pibid-Proen.

Entre os principais requisitos para participar do processo seletivo do Pibid, o discente deve estar, no ato da inscrição, regularmente matriculado a partir do segundo período nos cursos de licenciaturas elencados no edital, com carga horária de integralização do curso que não ultrapasse o limite de 60%; e possuir cadastro da Plataforma da Educação Básica.

Para o Programa de Residencia Pedagógica, serão ofertadas vagas para o câmpus de Bacabal (110), Chapadinha (20), Codó (60), Grajaú (20), Imperatriz (40), Pinheiro (40), São Bernardo (60) e São Luís (180). O público apto a se inscrever no programa são os alunos vinculados aos cursos de Licenciatura especificados no Edital Nº 117/2022.

Entre os principais requisitos para o processo de seleção do PRP, estão que o discente deve estar regularmente matriculado e no ato de sua inscrição ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período, e declarar ter condições de dedicar um mínimo de 23 horas mensais para o desenvolvimento das atividades da Residência Pedagógica.

As inscrições poderão ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), conforme passo a passo explicado no edital. Para mais informações, consulte o edital de seleção do Pibid e o edital de seleção da Residência Pedagógica.

Saiba mais

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

O Programa de Residência Pedagógica (PRP), é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de ensino superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Por: Paulo Maciel

Produção: Alan Veras